"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

- Porque gostas de Xutos? - São os Maiores!

Concerteza muitos de vós já se questionaram (e alguns escreveram-no mesmo nos comentários) como raio pode alguém colocar em causa uma banda como os Xutos, que arrasta multidões, que atravessa gerações, que tem tão boa aceitação na imprensa, que tantos cd's vende!

Lembram-se de neste post vos ter alertado para a indiferença da quantidade?

É que acreditamos piamente que essa quantidade não explica, per si, absolutamente nada, antes é um efeito de um conjunto de factores (uns mais complexos que outros). Quais são? Dezenas, mas aqui têm alguns links de artigos onde são abordados alguns que nos apeteceram ir postando: link1, link2, link3, link4. Muitos mais há.

Mas tentando sintetizar tudo, como na Bimby, parece-me que a teoria da Falsa consciência, de Marx, se pode aplicar muito bem aqui. Se bem me lembro da definição seria algo assim: estado de engano baseado na crença em algo que a maioria da sociedade impõe como natural.

E, de facto, em Portugal é natural gostar-se de Xutos. Sem se questionar, gosta-se. Porque a rádio toca gosto, porque o people vai aos concertos vou, porque sempre gostei, gosto. Porque sim. Eis a Falsa consciência... musical.

E, e isso já diria Durkheim e Weber, quando a pressão social é enorme é muito mais difícil perceber as coisas que parecem óbvias a alguém fora desse contexto social. E muito mais difícil argumentar com essas pessoas, acrescentaria eu!

Os Xutos enganam-se..

Pois foi, há vinte e tal anos o Zé Pedro e o Zé Leonel desentenderam-se e finalmente compreendemos o porquê de tal desavença. Ao que parece, Zé Leonel ter-se-à insurgido contra a escolha de Tim para vocalista dos Xutos. Preferia sim este grande senhor da música romântica brasileira - Tim Maia.

Tim Maia, para além de alguma vantagem no campo cénico, tem uma voz que põe o outro Tim num canto. Gosta de cantar coisas com sentido e até tem como título do seu grande sucesso "Não quero dinheiro".

A vida tem destas coisas.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Prefiro as boas, Sr. Ferreira!

Recorrentemente nos atacam dizendo algo como "Vocês não gostam de música portuguesa" ou mesmo, como ontem, "Deviam era perder tempo a promover a música nacional".

Meus caros, eu não prefiro a magana da pêra portuguesa por ser portuguesa, prefiro-a se for melhor e mais barata. Mas principalmente por ser melhor. Chamem-me estúpido mas prefiro coisas melhores a piores, enfim... sou assim!

Gostar dos Xutos só por serem tugas chega a muita gente, a mim não. Vivemos no século XXI, serodismo e provincianismo são coisas que fizeram a sua escola nos anos 50 e que apenas já cabem em cabeças ocas e, neste caso, ouvidos pouco selectivos. Afinal se posso muitas vezes ter um Ferrari italiano porque hei-se ter uma bicicleta (gasta) fabricada em Portugal?

Et tu, Burros?

João Paulo (típico), o roadie que mete a carga dos Xutos nos contentores, foi entrevistado pelo "i".

.

Ficámos a saber, entre outras coisas como o facto deste já ter cortejado pelo menos uma irmã do Calú, que para além de andar a carregar baterias pelas terriolas do nosso Portugal, João Paulo faz uma perninha na bateria para o "Sem eira, nem beira". Como ninguém notou pela diferença (deixamos ao leitor a consequência desta revelação) lá seguiu pela tournée toda a tomar o lugar do Calú enquanto o Calú toma o lugar do Tim.

.

Ficámos também a saber que a equipa dos Xutos e Pontapés é uma família. Literalmente. Isto porque , ao que parece, pelo menos metade dos irmãos de Calú trabalha com os Xutos (e são 12) e que o Gui é tão ou mais aborrecido do que parece.

.

Eis então que chegamos ao pudim desta entrevista. João Paulo descuida-se e revela que "apesar de fazer parte da banda há 20 anos, não tem contrato com os Xutos. Ninguém tem. Ganha 300 a 350 euros por concerto e está a recibos verdes."

.

Ora muito bem, para uma banda que se diz defensora do Zé Povinho, estão a dar um exemplo altamente moralista ao empregar um roadie, fiel e que até toca na banda, ao abrigo do sistema mais precário, mais injusto, mais inseguro que existe. E não é só ele, ao que parece todo o staff carinhosamente apelidado por Tim de "tu aí" foi corrido ao chicote do recibo verde.

.

Senhor Engenheiro, tenha um pouco de atenção....




Já temos saudades...!

Agora que os Xutos já arranjaram o subsídio de Natal às custas da Optimus cabe perguntar quando vão voltar. Ou seja, até quando durará o que agora amealharam com telemóveis autografados e outras bugigangas promocionais...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pq não perdeu actualidade...e ainda me faz rir

A reacção do CEO da Super Bock ao descobrir que os Depeche Mode cancelaram o seu concerto e foram substituidos pelos Xutos




E agora?


Agora que se espernearam para defender o indefensável...

Agora que negaram o que viram...


Agora que 2 dias passaram para que dissessem tudo aquilo que confirma o que dezenas e dezenas de posts vinham confirmando...


Agora que não têm com voltar atrás...

Agora...










...digam que estiveram lá mais de 25 000 pessoas.

3ª Idade musical

Ah e tal então mas porque é que os Xutos tiveram tanta projecção nos meios de comunicação social nestes dias?


Vocês negavam ajudar um velhinho simpático a passar na passadeira? Eles também não!

(...)



Apesar de não ter nada para escrever no conteúdo deste post, apeteceu-me voltar a meter esta foto. Só para chatear...

Apenas um exemplo de uma mentalidade tacanha

Anónimo disse...
Filas até houve mas ninguém se importou porque depois de entrar compensou. O espectáculo foi simplesmente memorável. Ninguem que lá esteve pode dizer que não foi um concerto à séria. FOI MEMORÁVEL e nem daqui a 30 anos outra banda vai fazer melhor.
27 de Setembro de 2009 16:26

30 anos para finalmente tocar num palco com mais de 15 m²

O Movimento Anti-Xutos a respeito do Gran concerto do Restelo admite no entanto uma coisa: o palco era melhor que o do Festival do Marisco de Olhão!

Mas isso não valia só por si o preço. Para além de me fazer recorrentemente lembrar de um analfabeto com uma bela Parker topo gama. É fixe... mas pah... é esquisito!

Camané canta, Tim guincha e xutista baba-se

Olá malta! Que tal se sentem depois de 3 horinhas a ouvir os 5 magníficos? Ah ok, metade disso foi com artistas a sério, como o Camané. Ainda assim é fruta, heim? Mas como foi de borla para mais de metade dos presentes... valia pelos torresmos.


Quanto ao concerto devo dizer uma coisa de antemão: mesmo se o concerto tivesse realmente enchido o estádio, mesmo se estivessem efectivamente 40000 pessoas, mesmo se estivesse um mar de gente para ver os Xutos porque gostam da banda (e não porque sem querer ganharam bilhetes)... ainda assim esse facto nada alteraria o que foi dito aqui. Porque quem acompanha o blog desde início (ou já o leu intgralmente) percebe que o ponto não é, nunca foi, a quantidade.



Mas eu disse "se realmente tivessem enchido o estádio". É que se estiveram 40000 pessoas no Restelo estiveram 200000 a ver o Benfica contra o Olhanense. Impossível? Pois... exactamente! É que ou todas as pessoas tinham duas às cavalitas ou era um bocadinho difícil com um palco daquele tamanho montado a meio-campo! Como havia filas das bancadas com 3 pessoas (e nas laterais bancadas com uma pessoa a dormir) sobra espaço apenas atrás do palco (espaço esse maior que o espaço à frente, diga-se).



Já nem falo nos bilhetes dados! Acho que quem comprou bilhete se sentiu roubado com a facilidade de arranjar um comprando apenas um par de peúgas com raquetes!



Quanto ao conteúdo do concerto em si: se para muitos de vós este é o maior e melhor concerto que já assistiram, deixem-me que vos diga que têm perdido muita coisa. Muita mesmo! Mas eu percebo-vos: também acreditei durante muito tempo que a Ágata era a melhor artista do mundo. E de facto para mim era incomparável... literalmente, pois não tinha visto mais nada. Tinha 6 anos. Mas depois ganhei sentido crítico. Dá um jeitaço...

(Aquilo ali ao fundo é o símbolo do Belenenses pintado nas bancadas ou são fãs dos Xutos a fazerem a coreografia da Cruz de Cristo?)

domingo, 27 de setembro de 2009

O Flop


Ontem (Sábado) foi o dia desse grande sentimento de redundância e falta de cultura musical que é um concerto dos Xutos. Ao que parece, aquilo terá sido um fenómeno em tudo semelhante àquilo que os Xutos habituaram os seus fãs. As mesmas músicas, tocadas das mesmas maneiras com twists de "novidade" ao ser incluído um palco e ecrã gigantes, uma mangueira, um Camané, um elevador e um Pacman.

O número de pessoas presentes não foi publicado por fontes oficiais (O CM diz 30, a Blitz 40), as fotos omitem partes muito substanciais do recinto e o alinhamento foi uma baforada de ar fresco...tava a brincar...mofo vá.




Não passou ao lado de ninguém o ocaso musical completo dos últimos 20 anos, e isso notou-se ao longo do concerto, tendo, mais uma vez, as velhinhas de fazer o show que os fãs (pagantes e não pagantes), pela trigésima vez, adoram ouvir.

""O alinhamento deixou a nu algumas evidências, sobretudo, algum desnorte nas referências a partir da década de 90 e consequente valorização de todo o repertório que está para trás. Compare-se, por exemplo, um Conta-me Histórias com um «Jogo do Empurra""

www.discodigital.pt



Foi o culto do antigo, passado, medíocre e do banal que todos os fãs foram celebrar. Não exigem mais do que o que já foi feito, não exigem qualidade na novidade..para eles o que já está chega...é o que se consegue desenrascar...o mínimo exigível...são os Xutos e Pontapés.



Como miminho ficam alguns depoimentos recolhidos à porta do Estádio pelo Correio da Manhã


GOSTO DE TOKIO HOTEL E 'MORANGOS COM AÇÚCAR'': Ariana Marques 11 anos

Gosto dos Xutos por influência do meu pai, que tem discos deles. Não tenho nenhuma canção preferida. Acho que são todas. Também gosto dos Tokio Hotel e das músicas dos ‘Morangos com Açúcar’.

'ESTE VAI SER ESPECIAL PORQUE SÃO 30 ANOS': Manuel Tavares 59 anos

Gosto de ir a concertos e vejo desde Quim Barreiros até aos Xutos. Não sou fã particular deles mas aprecio o espectáculo, as luzes, os sons, tudo. Este vai ser especial porque são os 30 anos.

sábado, 26 de setembro de 2009

Bunch of wannabes

Os Green day disseram:

Prometemos três horas de concerto (link)

Os Xutos disseram:

Prometemos três horas de show (link)

Os U2 exigiram palco x, os Xutos querem o mesmo palco usado e ainda se gabam disso.

É um seguidismo que mete dó. Parece que tem um complexo de inferioridade e tem de estar sempre a tentar ser-se o que não se pode ser. São maus demais para isso, são desinteressantes demais para isso. É por essas e por outras que muita boa gente não vai a um concerto em que a única coisa de novo que vai ter é um palco em vez de lona, metálico....e ao que parece um elevador.

Conclusão: São os mesmos Xutos, a mesmas músicas, os mesmos refrões estafados num palco maior num recinto maior.

Vai ser de grande montra. Vai ser tipo um arrastão. Eles no palco a arrastarem-se e o público a lamentar-se de ter gasto 25 euros numa coisa que 70% das pessoas também tiveram...de borla.


Na ticketline começou o abafo

Estranho que a Ticketline tenha retirado o link para a compra de bilhetes quando ainda faltavam vender 15.000 bilhetes. Terá sido uma madrugada louca? Ou já terá apenas começado o controlo de dano e para atirar aos media os tão convenientes:

"Os Xutos estão preparados para receber 40.000 pessoas"

eu tou preparado para me rir da desgraça dos outros...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Um primeiro contacto com o blog dá nisto..


Um primeiro contacto com o blog por parte dum fundamentalista xutista dá nisto. Aqui o Paulo, não gostou do que leu, daí até ao chorrilho de ofensas foi um instante. Marcou com pérolas quase todas as caixas de comentário. Merece vistoria pela amostra do que um verdadeira xutista que não admite a existência de pessoas que não gostem dos Xutos e Pontapés faz....

Típico...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Trabalho táctico

O plantel do Belenenses realizou mais um treino no Restelo, na ressaca da derrota com o Rio Ave (0-1), na segunda fase da Taça da Liga (Grupo E).

Os pupilos de João Carlos Pereira estiveram a trabalhar no relvado secundário do estádio lisboeta, uma vez que os Xutos & Pontapés se encontravam no campo principal a realizar o habitual "sound-check" para o concerto de sábado.

Os titulares do encontro de Vila do Conde realizaram um treino ligeiro com corrida e alguns exercícios de descompressão, enquanto os restantes elementos fizeram treino normal.

O jovem Pelé foi o único ausente da sessão, uma vez que treinou com os juniores, por quem vai alinhar no próximo compromisso da formação.


in record.pt




Ao que parece, não bastando a humilhação de perder com o Rio Ave, o treinador José Carlos Pereira obrigou o plantel do Belenenses a treinar ao som dos Xutos e Pontapés...Lá se vai o trabalho duma época inteira...

Salvo algum escândalo de arbitragem ou uma falência, o Belenenses este ano desce...

Pajó e Cobú vão estar no messenger esta noite

Vem e trás uma pedra na mão também...


antixutos@hotmail.com

Xutos is Portugal

Muitos fãs gostam de vir cá ao blog para contestar que os Xutos são a maior banda de Portugal (O que concordo considerando a métrica quilograma) e que representam o "ser português".

Eu, que reconheço ser tão português como o Liedson ou um tipo da Madragoa de palito nos dentes, não papo grupos. Dúvidas não há que existem muitas micro-culturas no nosso país. Umas mais liberais e modernas (litoral) outras mais conservadoras e de brandos costumes.

É aqui que quero chegar. O ser-se fã de Xutos representa a conivência com um estilo de vida que todos os leitores deste blog se insurgem. Falo do tipo que sai do trabalho, vai ao café central beber umas minis, discutir bola com as mãos nas orelhas, comer torresmos, chegar a casa bêbado, bater na mulher e depois fazer o mesmo no dia a seguir. Falo do português chico-esperto que não tem aspirações, sonhos, ambições para si e para os seus. Aqueles tipos que gostam de deixar o cérebro num fraco de formol e ligam o piloto automático.

Não têm espírito crítico, bom senso...apenas tem de ter a tranquilidade de se acharem mais espertos que os outros. Os Xutos costumam constar na colecção de cassetes nos carros desses senhores. Ouve-se bem, percebe-se fácil e dá aquela sensaçãozita duma revolução interna que se tem de fazer cuja transformação no esboço de acto esfuma-se à mesma velocidade com que a música se ouve num carro cheio de tunning a passar de vidros abertos.....para dar pausa...

É o escaparate perfeito....fácil, mastigado, adorado por muitos...sentem-se menos sós, da impotência de uma vida inteira de insignificância tem 2 horas de pulos, braços cruzados e vozes em uníssono. O que resta depois?

A continuação das suas vidas patéticas e a vida de rei dos que delas se aproveitaram..

As repercussões do Movimento Anti-Xutos começam a fazer-se sentir..

Podem visitar estes meninos aqui.

E fez a figura



Não foi por acaso que a maior gargalhada foi quando ele apareceu de fato e gravata

Eu vou

Ainda faltam quase 17 000 para dar

A única notícia digna de regozijo foi o facto de "Rapazes nus a cantar" já não competir taco a taco com o Xutos no top de vendas....

O Antixutos avisou, a banda ignorou

por: joca666 | siga este autor | enviar mensagem privadaontem às 18:57, 2 pontos
Epá, já começa a xatear, xó Xutos, xó Xutos, xó Xutos... já estou que não poxo com ox xutos...

É facto que, em certas correntes artísticas, se deve fazer uma pausa de um ano por cada dois de actividade para que o público não se sature da face, trabalho, performance...etc

Não acreditam...vejam o imdb.com e cliquem nas principais celebridades

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O primeiro passo para a lidar com a morte é....

Ainda hoje fico pasmado com o estado constante de negação xutista quanto ao fracasso completo do concerto do Restelo. O que sobrou em presunção dos membros da banda vem inteiramente das bocas de dezenas de "calúnetes" ao bradarem , e acreditarem piamente nisso, por essas caixas de comentários fora que o Estádio vai encher. Assumem isto com a cegueira de quem não quer ver o óbvio nem ouvir as centenas atrás de centenas de bilhetes (disfarçados de convites duplos) a serem promovidos, concursados, oferecidos só faltando serem atirados do Cristo-Rei abaixo...

É o estado de negação da comunidade xutista não consegue coexistir com a ideia que são poucos aqueles que caem na armadilha da liquidez montada por cinco senhores a espremer a teta do capitalismo fácil. Agora o concerto, amanhã a colectânea e depois o Dvd...e serão sempre os mesmos a comprar...sim tu, aquele que bebe super bock Xutos mesmo preferindo Sagres, que aderiu à Optimus, mesmo tendo mais amigos e familiares com 91...

É tão fácil.....

Insolência

Como ousam não encher o Estádio para ouvir as delícias auditivas perpetradas pelos mesmos senhores que assombram o rock português e que é tão bom, tão bom que tem de dar bilhetes por carregamentos de telemóvel para dar um mínimo de compostura a um Restelo que vai servir para um hiper-mega DVD contendo a mesma porcaria de sempre só que desta vez com imagens de quem faz a porcaria....

Se és mesmo fã de Xutos deves comprar 20 bilhetes e dá-los à porta do Museu Berar.... é melhor nos pasteis....

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Lembrando posts (I): "Casaco e o Lenço"

Republico o post "Casaco e o Lenço" por entender que , mesmo 5 meses depois, não perdeu a actualidade. E para isso muito tem contribuído algum fundamentalismo xutista que por aqui se tem lido.

Sejamos honestos, a imagem dos XPs dá uma boa pista do que lá vem a seguir. Jaqueta de ganga preta e um lenço no pé do microfone, o Calú (recuso-me a usar um K) a queixar-se da vida dele e lá vamos nós para mais uma noitada de atentados acústicos e lugares comuns onde ninguém se parece cansar de ir.

Se por um lado tivemos um conjunto de quarentonas em negação para evitar o provável vazio no coração provocado pela queda do Tony Plagiador, no caso dos XPs temos um conjunto de quarentões cuja aberração musical apraz uma histeria colectiva em torno de um conjunto de tipos que não se souberam reinventar, que tocam a mesma sonoridade há muito enterrada pelos seus precursores e que agora , pasme-se, se transformou numa banda de intervenção.

Parece difícil de entender. Mas não é.

Em Portugal, tendencialmente o que é aclamado como sucesso e, na falta de alternativa, parece prolongar-se muito para além do admissível. Inocente não será o facto de que fora do nosso país nunca terem tido qualquer tipo de impacto, nem antes nem agora. Se o argumento é a língua no Brasil ninguém ligou até hoje. Chegou-se ao ponto do ridículo de que gostar de XPs faz parte da identidade portuguesa. Em qualquer lugar do mundo se não te reinventas ou não apresentas algo de novo morres. Em Portugal, dêem-nos os XPs que temos logo casa cheia, registadoras cheias e barris de cerveja vazios. É pela certa disseram-me mais que uma vez.

Uma estrofe estafada do Tim, uma guitarrada do Zé Pedro, uma estrofe, mais uma guitarrada do Zé Pedro e assim vamos nós caminhando pelo reportório. O público grunha os refrões de sempre, cruza os braços em sinal de rendição, X ou porque vêem os outros a fazer o mesmo e devora cada acorde como se fosse a melhor coisa do mundo. Perdoai-os Freddy, Mark e Robert que eles não sabem o que fazem.

Não, não sou o único...

Anónimo disse...

Estão tão desesperados, que a Optimus já está a oferecer convites DUPLOS em todo o lado. É no site, no Facebook, na TV (o Curto Circuito oferece todos os dias), a RFM também.
Mas não se preocupem que os convidados VIP (que nunca pagam bilhetes, claro) devem encher pelo menos 2 bancadas laterais, já para não falar das famílias e amigos dos músicos, dos técnicos... e por aí fora. É tudo uma grande família..

22 de Setembro de 2009 17:40

Mais umas must have para os xutistas...

«Ao Vivo» dos Xutos pela primeira vez em DVD

A propósito do concerto no Restelo a 26 de Setembro, os Xutos & Pontapés vão reeditar «Ao Vivo» no Estádio do Belenenses em 1988 a 21 de Setembro no formato 3 CD + 1 DVD.

É também este mês que o álbum «Xutos & Pontapés» de 2009 é editado em formato CD-Slidepack, e que toda a sua discografia de estúdio até a «O Mundo ao Contrário» é reeditada com uma caixa e um livreto de 140 páginas em exclusivo com os jornais DN e JN, a partir de 26 de Setembro. Em final de Outubro, serão editados em vinil os álbuns «Circo de Feras», «88» e «Gritos Mudos», numa parceria entre Universal Music e Rastilho Records.


in www.diariodigital.pt

Mas quantas reedições vão ser precisas para que eles percebam que, por mais vezes que regravem, aquilo vai sempre soar a mesma merda.

Bilhetes grátis para os Xutos no Restelo 2009 - só levantar!

O palco dos U2 perfeito para os Xutos... mas por outras razões!

Com tamanha dificuldade de vender os bilhetes agora sim percebemos a verdadeira razão do palco no Restelo ser dum tamanhão desgraçado: deve ocupar mais de metade do campo, aquela metade onde num grande concerto estariam pessoas...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tim no Gato Fedorento

Quanto a este topic tenho apenas a dizer uma coisa: É triste, muito triste, quando não conseguimos perceber ao ridículo a que nos sujeitamos...

Há letras assim! E piores...

Há muito tempo que neste tasco não se analisava uma das magníficas e inconfundíveis letras dos Xutos. Sabe sempre bem fazê-lo: prova-nos que a nossa cruzada faz todo o sentido pois até os xutistas mais ortodoxos desconhecem muitas das músicas que estes senhores metem dentro dos cd's para encher enquanto afinam uma ou duas músicas para dar nas rádios. Se estas são más imaginem as primeiras...! Ora aqui está apenas uma...

Xutos & Pontapés - Sou Bom


Eu cá sou bom

Sou muito bom

Eu cá sou bom,

Sou muito bom

Sou sempre a abrir !

Eu cá sou bom

Sou muito bom

Eu cá sou bom,

Sou muito bom

Sou um partir! (?)

_

E sou tão bom

E sou tão belo

E sou tão alto

E sou tão forte

E tão gentil

Eu cá sou bom

Sou muito bom

Sou do baril (a minha estrofe preferida: mesmo muita do cool)

Vocês são tam...

Não valem ná...

Eu cá sou bom

Sou bom bom bom (Obviamente a reforçar o "bom", até agora pouco explorado)

_

Eu cá sou bom

Sou muito bom

Eu cá sou bom,

Sou muito bom

Paranormal

Eu cá sou bom

Sou muito bom

Eu cá sou bom,

Sou muito bom

Sou o maioral (que mais rimaria tão bem com "Paranormal"?)

_

E sou tão bom

E sou tão belo

E sou tão alto

E sou tão forte

E tão gentil

Eu cá sou bom

Sou muito bom

Vim do Brasil (Até agora inócua em termos de localização temporal e espacial, com esta estrofe esta letra ganha todo um novo sentido... ou não)

_

Vocês são tam...

Não valem ná...

Eu cá sou bom

_

Como consegues ser tão bom? (é incrível como "bom" rima sempre com "bom" e nunca cansa, é quase mágico!)

És sem dúvida o maior !

_

Vocês são tam...

Não valem ná...

Eu cá sou bom.

_

Como consegues ser tão bom ?

És sem dúvida o maior!

Fanatismo é assim mesmo!



PS: São mesmo fãs de Xutos num vilarejo qualquer a delirar com os seus deuses!

sábado, 19 de setembro de 2009

Já imaginaram se fossem os Xutos...

http://www.visit-x.net/rammstein/


Contém imagens chocantes para os mais pudicos e envergonhados.

Ídolos de hoje e de ontem


("A liberdade guiando o povo", de Delacroix)


("Tim guiando... a bandeira dos Xutos", de um gajo qualquer muito perturbado)

Descobre as diferenças. E depois pensa um bocado nelas. A ponte é já ali...

Para quem (ainda diz) que o Restelo vai encher...

Um passarinho informou-me que foi proposto a tudo o que é associação, empresa ou clube em Lisboa a compra de bilhetes para o concerto do Restelo a metade do preço.


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Glossário Musical Xutista

Sapato, estupidez, melga, cova (a sério!), tangas, francês, alemão, aldrabões, vacas, bois, tractor (eh pá...genial)

Fotocópias, Guerra nuclear e outras pérolas...

O simpático comentário da Rita (Rita na Parvolândia) deu-me uma ideia. Que palavras inusitadas (como fotocópia) terão as letras dos Xutos. Cerrei os dentes, benzi-me e iniciei nesta verdadeira aventura capaz de me deixar inútil para a sociedade ou pior..usar lenços vermelhos ao pescoço.

Queiram os estimados fazer o mesmo, enviando o seus achados.

Performance videoclip

Deve ter sido lixado para os tipos que dirigiram os videoclips dos Xutos arranjar um conceito para a narrativa. Na música....0, nas letras....15 negativos, então o quê?

Toca de os meter a tocar para a câmara num sítio qualquer patusco e tá feito.

Todinhos a mesma coisa....não acreditas? Vê no youtube.

Aviso: Exposição prolongada a este tipo de videoclips pode causar náuseas, dores de cabeça. estupidificação crónica e flatulência. O movimento anti-xutos não é imputável de qualquer responsabilidade formal ou tácita do quer que seja. Vou escrever mais algumas coisinhas só para parecer aquele tipo de letrinhas que aparecem nas partes de trás dos contratos que , eventualmente, nos lixa a vida. Ainda agora comecei já estou a ficar farto...olha um avião da TAP. Eu gosto daquele brasileiro que foi para lá, meteu aquilo a dar lucro. Nunca fui muito de aviões, gosto mais de barcos. Se bem que me pagassem um churrasco brasileiro a bordo ia a correr. Que horas são???é pá tá na hora dos morangos. Vá, até logo.

Vocês já leram...

a sinopse do concerto dos Xutos na Ticketline?


Ode à censura...

Anda por aí um pseudo-carrasco a bradar aos céus o fim deste blog. Compreendo o desespero de, não conseguindo esgrimar um argumento válido...um grunho vá, quem recorre à desinformação para fazer não sei bem o quê. Aparentemente nem se apercebeu que isso poderia ter um efeito potencialmente contrário (como teve) revelando um gostinho do vazio criado se este blog deixasse de existir em todos vós.

Adorem, odeiem...façam o que entenderem mas não nos acusem de ser irrelevantes. Olhem que me podem enganar a mim, mas não vos enganam a vós próprios.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"Os Xutos são os maiores!"

Às vezes damos por nós estupidificados, crentes absolutos de uma falácia, de uma mentira, de um embuste. Hoje em dia a perspectiva com que olhamos as coisas é-nos fornecida, não pensamos sobre ela, não a colocamos em causa. Enfim... somos estúpidos e gostamos. Exemplos?


Um sapo. Bicho nojento certo?



Mas como é que nos é "vendido" todos os dias este bicho nojento?





E um urso? É um animal perigoso e ameaçador, certo?




Mas habituam-nos desde cedo a vê-los assim:

E são estas imagens suaves e bondosas que percepcionamos como correspondentes à realidade. Isto para dizer o quê? Nada de especial. Apenas acho que explica muita coisa...

Zé Pedro no 5meianoite...

Palavras soltas



"Ganha-se mais dinheiro nos concertos"
Se assim não fosse já tinham morrido à fome!

"Nós, há 5 anos atrás, enchemos 2 Pavilhões Atlânticos para celebrar o 25º Aniversário..."
1+1=2, logo RESTELO......boa lógica sim senhor

"Nós, as grandes bandas da Europa..." (com fuga graciosa a seguir)
Acho que as grandes bandas da Europa conhecem-se umas às outras. No vosso caso é quase...vocês conhecem-nas todas...

"Nem sei o nº de concertos que fizémos este Verão..."
Só eu e o Cobú é que ainda não perdemos a conta...

"Arriscámos um bocado ao tocar as músias novas..."
Pois...humildade de reconhecer que o material é fracote

"A gente somos espertos...."
Esta merece que vejam a entrevista para perceber o contexo.....mau demais

"Aquilo (Sem eira, nem beira) é social..."
E eu toco violino com o pêlo dos meus sovacos

"O Tim foi para vocalista um bocado por acaso..."
Nada a dizer contra...



Bem podem esperar sentados

Os Xutos prometem encerrar em grande a sua digressão dos 30 anos de carreira. No próximo dia 26, a banda estreia-se em nome próprio num estádio (Restelo) e Tim diz que têm "a obrigação de fazer algo memorável", adiantou ontem no decurso de uma visita ao estádio. "Esperamos casa cheia", acrescentou.


in correio da manhã

Eu também espero ganhar o Euromilhões...

Mais um que quer ir (mas só à borla!)...

aminhamaneira Volto a apelar: não há uma alminha caridosa com um bilhete a mais pro concerto dos xutos e que precise de companhia?! Eu sou boa companhia!about 4 hours ago from TwitKit
Filipenasciment vi hoje o Tim dos Xutos numa conf de imprensa... parecia uma abobora!1 day ago from TweetDeck
spliks Ok, tenho: um bilhete duplo pra Xutos. Não tenho: entre outros, namorada. Quero: companhia. :p Será que funciona? xD
Ahhhh.....Twitter twitter

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ainda a história dos EMAs

Pá, eu sei que ninguém tem resposta para a razão pela qual só à 7ª edição dos MTV EMAs é que os Xutos mereceram uma mísera nomeaçãozita. Ao menos que tentassem.

Isto é o mesmo de dizer que houve alguém num gabinete, consciente das malhas de alto nível dadas por uns tais Kicks & Kickers, preteriu consecutivamente os pais, avós, enteados e chulos do rock português.

Eu cá admito que o tal senhor olhou para a foto do grupo e pensou:

"WTF? Fucking bitches all dressed up like "apanhadoures dâ azêtouna"....THEY DON'T EVEN SELL CDS for fucks sake."

Este ano lá os meteram para facilitar a tarefa aos Buraka...

Boa Xutos!!!

Venderam (!) 800 bilhetes numa semana...


E eu que pensava que com a RTP e tudo o que é rádio a levá-los às costas as coisas melhoravam...

Enganei-me.

Oh não, comprei um bilhete, e agora?

Se há coisa que facilmente nos apercebemos é a quantidade de arrependidos a querer escoar bilhetes dos Xutos (basta escrever no Google "xutos bilhetes") para o Restelo. Chega a ser angustiante ver os anúncios: "Entrego em mão" diz um, "Pago os portes" diz outro...

Mas este é especial:

« bilhetes para os xutos em belém comprados na fnac, entrego em mão — Alapraia
Localização: Alapraia, Lisboa, Portugal
Data de publicação: Agosto 17
Preço: € 300
Dois bilhetes para relva, comprados em 27 de janeiro de 2009/ 12:42- 2726766189 1693 1
Cento e cinquenta euros cada bilhete
»

Ó amigo, um bilhete de Xutos a 50 euros já só convence um xutista ortodoxo, daqueles que se desloca a até Fiães para ver os seus Rolling Stones. Tu queres 150?? Mas... achas que esse bilhete é petróleo para andares a especular dessa bela maneira, meu grande Madoff?

PS: Boa sorte! Quando conseguires vender isso avisa. No dia seguinte comprarei um bote salva-vidas e esperarei que valorize até ao preço de um iate. Como por magia...

Longa vida ao Blog do Movimento Anti-xutos!

Desde que este blog está em funcionamento muita gente por cá passou, tendo uma pequena percentagem comentado, a maior parte das vezes através de uma vomitadela de asneiras. Percebe-se: meter o supositório dói... mas é eficaz!

_

Nesses comentários passaram personagens tão ilustres e diferentes como (e só referindo os mais exóticos): o Sr. WhatAver, com a sua escrita à Luis XV, a personagem do blog anti-anti-xutos, que criou um blog contra nós emigrando de seguida para o deserto da Somália, o Esquadrão da Morte que nos acompanhou durante muitos meses compartilhando connosco todo o seu saber mas desapareceu de rompante, o anónimo dos textos grandes que deseja(va) tanta atenção que tive de pedir férias no trabalho para o aturar, a empertigada Ana Maravilha que utiliza o nosso blog ao invés de escrever para a Maria ou telefonar para uma linha sentimental, e agora até Deus por aqui anda a mandar umas postas!

_

Enfim... tivemos de tudo um pouco em 6 meses. Uns foram, outros continuam. Mas uma coisa é certa: os cães ladram e a caravana passa.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mais (pelo menos) 13 bombocas

Dia 26 de Setembro Tim, Zé Pedro, Kalu, João Cabeleira e Gui vão festejar os 30 anos de carreira dos Xutos e Pontapés com um concerto Optimus RFM que promete ficar para a História e para o qual lhe vamos oferecer convites e não só.
Esta será até agora a maior e mais arrojada produção na história da carreira dos Xutos e Pontapés com um palco de 45 metros de comprimentos e 20 de altura e com os ecrãs dos Rolling Stones em Coimbra. ~

in www.rfm.pt

Mais uns quantos...

Lowered expectations...

Para quem não sabe, os referrals são ferramentas nos contadores que nos permitem compreender como é que os nossos clientes entram/descobrem o nosso pasquim.


Juro pela saúde da minha mãezinha que não é inventado!




http://www.google.pt/search?sourceid=navclient&ie=UTF-8&rlz=1T4ADBS_enPT229PT232&q=bilhetes%20a%20borla%20para%20os%20xutos%20no%20restelo

Afinal é greve dos camionistas

Equipa do Restelo de folga

Os jogadores do Belenenses gozaram esta quarta-feira um dia de folga, antes de iniciarem um ciclo de jogos bastante complicados.

No domingo, a equipa irá ter pela frente a Académica, sendo que na quarta-feira se segue o Rio Ave, em Vila do Conde, em jogo relativo à Taça da Liga.

O Sporting é o adversário no domingo seguinte e no dia 10 de Outubro é a vez do Nacional. Recorde-se que este jogo foi adiado, já que a 26 de Setembro os Xutos e Pontapés actuam no Restelo.


in www.ojogo.pt



Xutos & Pontapés no Estádio do Restelo


No próximo dia 26 de Setembro os Xutos & Pontapés vão subir a um palco de 20 metros de altura por 50 de comprimento, que estará montado no Estádio do Restelo virado de costas para o mar como podem ver na foto em cima, numa imagem 3D.


A construção deste está a cargo da Stageco, a empresa responsável pelas tournées dos U2, Rolling Stones e Coldplay que o deslocarão para Portugal em 10 camiões TIR. Ao todo o transporte de todo o material vai ocupar 30 camiões Tir. Esta é uma das produções mais arrojadas da banda, e envolve mais de 400 pessoas!

Este concerto tem uma série de convidados, entre outros vão subir ao palco Pacman dos Da Weasel, Pedro Gonçalves (Dead Combo) e Camané.

O cenário foi desenhado por Tó Trips(Dead Combo), e vai ter 1 milhão de watts de luz e meio milhão de watts de som.


in www.rtp.pt

Fiquei muito alarmado com a história dos camiões TIR. 40 camiões 40 irão assaltar o Estádio do Restelo deixando-o órfão duma bela duma equipa de futebol. Se no ano passado andei que nem um louco à procura de gasolina para ir para os sítios que me mandam, este ano vai ser pior. Já imaginaram 40 camiões TIR cheios de convidados surpresa (sim que Xutos só é fraquito) e fãs alocados dos mais variados lares de terceira idade (tipo PS) para encher o comíc....concerto?

E onde os estacionam? No relvado, calculo. E que dizer dos desgraçados dos Belenenses é que tem de jogar dia 10 de Outubro só porque a brigada geriátrica se lembrou de reservar um estádio onde o Santiago Alquimista chegava perfeitamente.

Ah e boa sorte ao tentarem arrancar o Tim dos pastéis de Belém.




Afinidades

E assim descobrimos que o Zé Pedro gosta de Roberto Leal (há inclusive um vídeo onde comenta o tipo de música deste, qual Ramón Galarza). Apesar de claramente embriagado ou acabado de sair da cama, esta entrevista mostra um Zé Pê agradecido pelas portas abertas pelo Robertinho. E que portas...!

PS: Reparam na cara triste do Zézinho quando diz "ele tem um disco novo, completamente diferente do que tem feito até aqui" ? Pois, Zé Pedro, até o Roberto Leal...

"O Blog dos Xutos é..."

(...tão nojento como as cotonetes do Kalú)


Ao que parece a maior parte dos votantes da nossa última sondagem acha que este blog é nojento. Normal. Nós também achamos. Agora tão nojento como as cotonetes do Kalu? Upa upa! Ganda gosma que este blog me saiu. A culpa é inteiramente tua Pajó. Mas nós vamos fazer uma promessa: quando o Kalú tiver algo parecido a higiene pessoal nós faremos deste blog algo florido, com poemas e outras mariquices que falem bem de toda a gente (até dos Xutos!).

Mas também é bonito ver que muita gente considera este blog a Moura Guedes dos Xutos. Não sabemos se isso é ou não um elogio. Mas é bonito. Com ou sem botox, é bonito. Obrigado!

Previsões do Prof. Cóbu


(2040: 1ª Guerra Civil do séc. XXI. Quartel da Gran Aliança Xutista)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Os Xutos foram nomeados para os EMAs

Não me causa tanta estranheza serem nomeados como o facto de só o terem sido à sétima edição do prémio "Portuguese Act".


Ps. Não tenho dúvidas que irão vencer. Há por aí muita gente que já votou tantas vezes como o número de concertos a que já assistiram.

Conclusões dum Restelo vazio...


Caros,


A enchente que o Cóbu se referia já foi. 0-4 sem espinhas.


Quanto ao concerto de 26 de Setembro penso que iremos tirar algumas elações que há muito temos vindo advogando. Primeiramente que os Xutos terão de se conformar em ser uma banda que só se vê à borla. Nem no SBSR tiveram sorte, vida malvada. Entretêm, toleravam-se mas apenas foi, é e será complemento à atracção principal - seja ela animação, cerveja, pão com chouriço, cerveja ou a garantia que vai estar muita gente. Os Xutos tornaram-se o sinal codificado no subconsciente português que a festa vai ter muita gente. Quanto eles próprios são a atracção principal (ainda por cima a €25-35) a coisa fica esquisita. Excepto os xutistas, e os provincianos que apenas tem acesso a concertos rock quando os Xutos lá vão, para esses é a melhor adrenalina do mundo e afins.


Mas como esses maluquinhos não são assim tantos a bilheteira tem-se ressentido. Será "uma coisa nunca antes vista" o palco montado no meio campo de um Estádio de futebol. Será, definitivamente, a banhada que lhes tem faltado para ver se se sossegam um tempinho.


Este blog ressentir-se-à desse momento. Deixaremos de assistir a episódios únicos como o Calú a dizer impropérios ou o Cabeleira a fazer cara de enterro. O Sassi pêrêrê do Zé Pedro a oferecer a sua coxa ao público ou o facto de ninguém dar pelo Gui em palco. O Tim a cantar só como ele sabe. Sinto alguma nostalgia, porque sei que até ao próximo Verão não haverá umas centenas de xutistas disfarçados de preto com lenços vermelhos atados nos sítios mais fofinhos, os braços cruzados, a danação, o histerismo...




Restelo: sucesso!

(O Restelo no primeiro concerto dos Xutos, em 1926)



Eu, ao contrário de muita gente, acredito que os Xutos vao conseguir encher o Restelo. As razões são imensas, desde as apontadas pelo Pajó nos últimos posts até às milhões de considerações feitas neste blog sobre a existência da legião xutista em Portugal.


E acredito que esse concerto servirá como bolsa de oxigénio para mais um aninho.


Se é assim há 20 e tal anos porque mudaria agora?



PS: Acho ainda que se o concerto for um fiasco continuará a servir como bolsa de oxigénio para mais um aninho. Quem mama por gosto não cansa. Se é assim há 20 e tal anos porque mudaria agora?

Oba Oba

Em cerca de 270 post fomos insultados e mandados para sítios desagradáveis 103 vezes. Com tratamento estatístico teremos:


Em cada 3 posts somos insultados em pelos menos uma caixa de comentários;
(dos quais 5 honrosos insultos em maiusculas)

Somos insultados em média de 50 em 50 visitas;
Obrigado por nos darem razão.




domingo, 13 de setembro de 2009

Mãe, recebi o meu primeiro hate mail

Cara Filipa,

Não irei publicar a caldeirada de badarjonices que tiveste a cortesia de nos enviar por email. Agradecemos sim a simpatia de te teres dignado a escrever um mail inteiro a mandar-nos aos sítios mais inusitados.

Ao contrário de ti, nós não estamos fartos de pessoas como tu. Divertem-nos e abre um mundo novo de mal-criação e vulgaridade que não imaginavamos existir. Pessoas como tu fazem falta. É por causa de pessoas como tu que outros embargam túneis em Lisboa, criam sacos azuis, fogem do país, são ilibados e reeleitos. Pessoas como tu são tudo aquilo que faz a máquina funcionar e Portugal continue no buraquinho que está.

Se quiseres fechar os olhos e tapar os ouvidos tudo bem...é contigo. Se quiseres contrariar argumentos com "Não é nada" e com "Os Xutos são os maiores" força nisso. Preenche a porca que tens a menos na cabeça com o que bem entenderes. Agora, por amor de Deus, tem um bocadinho de amor próprio...

A culpa é da PAC


Esta situação caricata (e antecipada hà muito por nós) dos bilhetes para o hiper-mega-ultra-giga-tera-pratodecaracois-concertozinho do Restelo faz-me lembrar aquelas manifestações da Confederedação Nacional de Agricultores que, para protestar contra o governo, gosta de despejar todo o tipo de frutos, leguminosas e derivados lácteos para o chão.

Para além da parecença física, os Xutos andam a despejar bilhetes para a rua como protesto contra o mundo que lhes recorda como são pequenos e irrelevantes.

A única diferença que encontro é que quando vejo os senhores da CAP a despejar o material penso para mim: "Que desperdício".