"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Coisas da Sábado

Alberto Gonçales, Sociólogo e colunista da Sábado, escreve o seguinte na última edição da revista (agradecimento ao anónimo que alertou para este artigo):


"Regra geral, as figuras ditas públicas protestam o poder enquanto o poder as ignora ou enquanto o protesto é mais lucrativo que o louvor, conforme o que se alterar primeiro. Ao fim de alguns anos, é comum vê-los varrer o passado e cobrir de mimos os alvos da sua fúria.

Que me lembre, porém, a recauchutagem nunca tinha acontecido tão depressa quanto nos Xutos & Pontapés, o agrupamento que há um par de meses lançou um suposto hino de revolta face ao governo. "Senhor engenheiro, dê-me um pouco de atenção", pedia a cançoneta, discretamente ausente das rádios.

Um dia destes, o líder do agrupamento, que dá pelo nome de Zé Pedro, surgiu a disparar elogios ao Eng. Sócrates, figura que tem "uma posição futurista" com que o sr.Zé Pedro se "identifica". Outro destes dias, os Xutos & Pontapés em peso tocaram numa festa da JS, oportunidade aproveitada pelo Eng. Sócrates para agradecer aos músicos de que se diz grande admirador e, afinal, dar-lhe a atenção que requisitavam.

A rapidez com que passaram de censurados a apoiantes do censor só não valeu aos Xutos um recorde porque entretanto foram batidos por uma tal Carolina Patrocínio, cuja poreza consistiu em apoiar o PS ainda antes do PS a censurar a ela."

É gritante a evidência dos factos e do comportamento dos ditos censurados/apoiantes e a forma como a sua postura é moldável ao highest bidder. Gonçalves toca com o dedo ensopado em álcool etílico na ferida. Doí não doí?

Mas ajuda a cicatrizar.

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

9 comentários:

Anónimo disse...
7 de setembro de 2009 às 15:24  

É pena que assim seja mas desde o lançamento do tema “Sem eira nem beira” os Xutos têm vindo progressivamente a perder credibilidade devido às suas próprias declarações.

Anónimo disse...
7 de setembro de 2009 às 16:08  

Estão a perder credibilidade e cada vez se fala mais deles?

Pajó disse...
7 de setembro de 2009 às 16:10  

Se fosse pelas razões certas..tipo....

Uma grande malha ou um concerto de jeito

Anónimo disse...
7 de setembro de 2009 às 16:48  

A comunicação social é toda burra, falam todos pelas razões erradas e só este blog fala pelas razões certas. Já me tinha dito...

Pajó disse...
7 de setembro de 2009 às 19:21  

Desconversar... chutar para canto não alivia o perigo, apenas o adia

Anónimo disse...
8 de setembro de 2009 às 12:29  

Que instrumento sabes tocar? Ferrinhos? Dás grandes malhas em ferrinhos?
Ou fazes grandes solos naqueles pianos em que cada tecla corresponde ao som de um animal?

Anónimo disse...
8 de setembro de 2009 às 14:18  

Ide para o caralho amigos...

Anónimo disse...
8 de setembro de 2009 às 14:38  

Eis mais uma pérola da preciosa línguagem que aqui se troca. E a quem te diriges, grande mestre?

Anónimo disse...
8 de setembro de 2009 às 14:42  

Os anti estão tramados - hoje não há tréguas.