"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

terça-feira, 2 de junho de 2009

Sem eira, nem beira (II)

As entrevistas do Sr.Pedro e do Tim ao Expresso e "i" legitimam e reforçam o que temos andado aqui a dizer desde a criação do Blog. Não existe sustentação artística ,popular e cultural para os Xutos e Pontapés continuarem a existir. Os dados são claros e incontestáveis:


O produto
As vendas dos seus álbuns estão decréscimo contínuo desde a década de 80 (ano do ultimo single com sucesso estrondoso). O fenómeno pirataria não se aplica pela falta de upload de álbuns de bandas portuguesas disponíveis na rede. A mensagem das suas músicas é inócua, desfasada da realidade e sem qualquer tipo de esforço intelectual (já falámos sobre muitos exemplos). A sonoridade (básica, com três ou quatro acordes tocamos metade do reportório) e atitude em que eles se inspiraram já deixou de existir. Os Clash já acabaram há 24 anos.


Os fãs
Os Xutos e Pontapés usam o motto do "Iguais a nós próprios" para se refugiarem do facto de não terem visão nem capacidade para apresentar algo diferente. A culpa é total e exclusiva dos seus fãs, admitem esta atitude com conivência sem qualquer espírito crítico. Não censuram, não barafustam e não protestam, parecem o Partido Comunista: é um clube de amor incondicional para toda a vida, base de voto sólida e boa capacidade de mobilização.

Os concertos
São a única banda que "colam" as festas universitárias às das santas padroeiras. Isso explica muito. São bafejados com multidões pela percepção generalizada de que a Casinha, o Homem do Leme e outras do reportório inicial fazem casa cheia. Para os promotores que vendem a cerveja, para os fãs porque não se fartam e o resto. Nesse resto temos os quarentões vão pela nostalgia, os trintões vão porque os pais gostavam, os vintinhos vão pela cerveja e pelas gajas. É em tudo semelhante à década de noventa com os Delfins, caiu a primeira peça do dominó e foi o que se viu. Cuidado com o que desejas Tim.

Os media
1 - É a coisa mais vergonhosa dos nossos dias. O pilhar diário pelo bombardeio mediático provocado pelo marketeers. É básica a premissa de conquista de mercado: Ataca-se um segmento conotando o produto a algo que gere empatia reduzindo a resistência de compra ou gerar preferência. Superbock, Sagres, Optimus e Guitar Hero foram inteligentes e fizeram o seu trabalho. Os Xutos foram outra coisa que a seu tempo terá as suas consequências.

2- A música sem eira nem beira, dúvidas houvessem, é uma paupérrima tentativa de gerar polémica e promoção gratuita. Não é música de intervenção e não tem qualidade. Um hino não critica ninguém em específico, insurge-se contra o estado da sociedade e materializa estados de alma. O ataque a Sócrates (acertado ou não) é pura basófia de indíviduos com pequenez intelectual e chico espertismo. De novo procura esconder a falta de sensibilidade e inovação musicais. O facto do Tim e o Zé Pedro terem feito estas entrevistas na mesmíssima altura do lançamento da música, como 3º single, reforça o objectivo destes. O Segundo single foi zero, o primeiro foi Optimus.

A histeria colectiva
O mais interessante é que existe uma admissão (inconfessável) de que a qualidade da sua música decresceu, mas uma coisinha chamada peer pressure instiga a que se goste de Xutos. Faz parte do ser-se português gostar-se de Xutos e Pontapés e se todos gostam quem sou eu para dizer o contrário. Parece o regime da ex-USSR onde as pessoas sentiam-se revoltadas mas não tinham como saber que as outras pessoas também se sentiam revoltadas e por isso o regime foi-se mantendo. Depois veio a Internet e foi o que se soube. Esperamos sinceramente ser os Gorbatchevs (10 comentários fresquinho já sei) desta nossa causa infinitamente mais insignificante. Escrevemos pelo amor aos nossos ouvidos e pelo fim da estupidificação colectiva.

Aos Xutos desejaríamos uma saída como a que o Luís Figo teve não tivesse o tempo para isso ter passado há muito. Nem San Siro nem abraços. Apenas o ridículo de uma banda que toca há 30 anos que não sabe quando terminar.




RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

35 comentários:

Anónimo disse...
3 de junho de 2009 às 01:16  

"O Segundo single foi zero, o primeiro foi Optimus."


Excelente!!

Ricardo Mesquita disse...
3 de junho de 2009 às 01:45  

Grande post. Parabéns, continuemm.

João disse...
3 de junho de 2009 às 03:33  

Então mas agora vocês dão dicas ao Tim para ele ter cuidado? É que se ele tiver cuidado, pode correr bem e (god forbid) pode ser que os xutos aindam aprendam a tocar... what were you thinking?

Esquadrão da Morte disse...
3 de junho de 2009 às 09:22  

Penso que este João será o mesmo que disse que era musico... já o desafiei a mostrar o seu trabalho mas até agora foi o que se viu...

Continuamos à espera...

O Pajó continua com os seus posts de novela das nove...

Anónimo disse...
4 de junho de 2009 às 01:50  

Grande, grande post. Muito bem dito

parabéns

Esquadrão da Morte disse...
4 de junho de 2009 às 09:18  

O engraçado é que estes "anónimos" que comentam os posts dizendo bem dos mesmos são os próprios autores do blog eheheh

Pajó disse...
4 de junho de 2009 às 09:29  

Era tão bom se fosse verdade não era, Esquadrão da Morte?

Cotovelo ou vista curta?

Esquadrão da Morte disse...
4 de junho de 2009 às 09:58  

Se era bom? para mim é igual ao litro... apenas acho piada

Cóbu disse...
4 de junho de 2009 às 10:59  

Ya, esses anónimos... tão diferentes de mim que venho para aqui perfeitamente identificado enquanto Esquadrão da Morte apontar o dedo ao anonimato alheio, esses pulhas...

Esquadrão da Morte disse...
4 de junho de 2009 às 11:55  

Diferentes de mim não... alias, nem de mim nem de ti... Ou queres que eu crie um mail com um nome "Totu" ou algo do genero e depois diga aqui que estou identificado?
Tambem me posso identificar assim...

Pajó disse...
4 de junho de 2009 às 12:44  

Deixa lá António, a gente dispensa...

Esquadrão da Morte disse...
4 de junho de 2009 às 13:27  

Ah pois, agora é deixa lá... afinal de contas somos todos anónimos:)

Pajó disse...
4 de junho de 2009 às 13:41  

Não...é mesmo porque não queremos mesmo saber.

Esquadrão da Morte disse...
4 de junho de 2009 às 14:03  

Nâo? não somos todos anónimos? és capaz de afirmar isso és... Deixa Pajó, vcs só sabem criticar mas no fundo fazem a mesma coisa...

Pajó disse...
4 de junho de 2009 às 14:10  

Espera lá, então se somos nós que comentamos então quer dizer que tu não existes....porque sou eu que estou a escrever por ti..que sou eu...

Esquadrão da Morte disse...
4 de junho de 2009 às 14:35  

és de uma inteligencia rara, deixa que te diga...

acho melhor leres bem todos os meus comentários para ver se entendes...

Esquadrão da Morte disse...
4 de junho de 2009 às 15:29  

Os Srs. Cóbu Anónimo e Pajó Anónimo deixaram de responder... porque será?

Se calhar andam à procura de uma identidade

Anónimo disse...
4 de junho de 2009 às 15:40  

secalhar ta na hora do sexo oral... hahahahaha

Pajó disse...
4 de junho de 2009 às 16:04  

Não respondo a imbecis, não merecem o nosso tempo

Esquadrão da Morte disse...
4 de junho de 2009 às 16:18  

Sr. Pajó Anónimo, esse comentário foi para quem? Suponho que não tenha sido para mim, é que eu não faltei com o respeito a ninguém...

Anónimo disse...
4 de junho de 2009 às 17:00  

Perdem tanto tempo com insultos, que este blogue deixa de ter piada,,,

Esquadrão da Morte disse...
4 de junho de 2009 às 17:03  

"Perdem tanto tempo com insultos, que este blogue deixa de ter piada"

Concordo...

Cóbu disse...
5 de junho de 2009 às 00:06  

caro amiguinho da Morte, o que eu disse foi:

Cóbu disse...
Ya, esses anónimos... tão diferentes de mim que venho para aqui perfeitamente identificado enquanto Esquadrão da Morte apontar o dedo ao anonimato alheio, esses pulhas...


Ou seja, a diferença entre tu e nós é que nós não apontamos o dedo ao anonimato (porque curtimos à brava dele) como tu fizeste, ora vê:

Esquadrão da Morte disse...
O engraçado é que estes "anónimos" que comentam os posts dizendo bem dos mesmos são os próprios autores do blog eheheh


Percebeste agora ou queres que te faça um desenhinho?

João disse...
5 de junho de 2009 às 05:44  

Se eu fosse a ti, tinha um pouco mais de respeito e até algum receio ao dirigires-te a um músico de renome. Não vás levar assim do nada com uma semicolcheia...

Esquadrão da Morte disse...
5 de junho de 2009 às 08:53  

Vcs não apontam o dedo ao anonimato??? que ideia... acho que devem ter memoria curta em posts anteriores...

Sr. João, receio de me dirigir a um musico de renome??? não vejo porque...

João disse...
6 de junho de 2009 às 09:21  

Não era para ti, era para o Cóbu lol.

Anónimo disse...
6 de junho de 2009 às 14:10  

é de salientar que os posts dos autores do blog possuem sempre o mesmo numero de ip!!interessante!!

João disse...
6 de junho de 2009 às 20:55  

É. Desde que os ISP's começaram a proporcionar IP's fixos que o mundo já não é a mesma coisa.

Anónimo disse...
7 de junho de 2009 às 01:50  

IP's fixos a particulares? Que disparate! Isso seria financeiramente inviável para as operadoras. O mesmo IP pode surgir associado a vários utilizadores diferentes. Se a ideia era assustar os autores do blog, não é esse o melhor método. Além disso, o contador de acessos deste blog não está acessível aos restantes utilizadores. Por isso, não podes ver os IP's dos visitantes.

Nota: eu não tenho nada a ver com os autores do blog. Na verdade nem concordo com o que estão aqui a fazer, mas também me irrita o fanatismo de alguns fãs de xutos que aqui comentam.

Já fui fã de xutos ou pelo menos apreciadora, embora agora já não tenha paciência para os ouvir nem ver, mas custa-me ver os comentários que os fãs aqui deixam porque dão uma péssima imagem dos fãs dos xutos. A ideia de que são todos fanáticos, cegos e ignorantes (não só em relação à boa música mas também em relação à língua portuguesa e à cultura de uma forma geral).

Quanto ao facto de os Xutos serem comendadores, gostaria de acreditar que se deve apenas ao seu contributo para a cultura portuguesa, mas não podemos esquercer que eles apoiaram publicamente a candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República, através de um comunicado oficial. Sampaio retribuiu-lhes esse apoio...

Quanto à polémica da suposta música amti-sócrates, acho um perfeito disparate pensar-se que o Sócrates se deu ao trabalho de andar a proibir a música. Em primeiro lugar, porque isso teria um efeito negativo para ele; em segundo lugar, porque não tem esse poder. Ainda por cima, como já foi referido, a única rádio que passou a música foi a Antena 3, uma rádio pública.

Acham sinceramente, que a música tem alguma qualidade? As rádios têm obrigação de a passar só porque fala do engenheiro?
Meus caros, há por aí muita música que não passa nas rádios e ninguém vem falar de censura. Aliás, se procurarem bem, encontrarão músicas com críticas ao governo (a este e aos anteriores) de outras bandas/artistas e com qualidade. Não é o caso da música dos Xutos, que não tem qualidade nenhuma.

Os Xutos de que eu gosto/gostava são os dos Barcos Gregos, Homem do Leme, Esquadrão da Morte, Chuva Dissolvente...e mais algumas músicas da época. Custa-me muito vê-los a arrastarem-se por aqui sem qualidade nenhuma, a tentarem vender o nome que ainda têm de todas as formas possíveis (desde os telemóveis à cerveja) e a comemorarem aniversários a tortto e a direito porque já não têm mais nada para dar. Se não conseguirem perceber que chegou a hora de acabar (já o deviam ter feito há mais tempo, quando começaram a fazer rock pimba) vão ser recordados pelas péssimas músicas dos últimos anos e não pelas boas músicas que fizeram no passado. É triste!

De ex-fã que ainda tem consideração e respeito por eles mas começa a perdê-los.

Anónimo disse...
7 de junho de 2009 às 01:55  

só mais uma coisa: há uns tempos, numa entrevista, perguntaram ao Zé Pedro se continuava a não gostar dos críticos de música e ele disse, entre outras coisas, que já ninguém fala mal dos Xutos porque isso seria ridículo. Acho que isso diz tudo!...

João disse...
7 de junho de 2009 às 02:27  

"IP's fixos a particulares? Que disparate!"

Existem caríssima, acredite.

João disse...
7 de junho de 2009 às 02:30  

Ah, fui precipitado: os ISP's cobram mais pela utilização de um IP fixo, obviamente. Isto é factual.

Anónimo disse...
7 de junho de 2009 às 03:34  

e caso alguém duvide que o Zé Pedro afirmou mesmo que os Xutos estão acima de qualquer crítica aqui fica o execerto e o respectivo link:


jornalista: Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?
Zé Pedro: Sim, ainda acho isso.

jornalista: Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos?
Zé Pedro: Não tem outra hipótese. Não vale a pena dizer mal, seria ridículo.

http://jn.sapo.pt/blogs/jnverao/archive/2009/01/25/z-233-pedro-quot-s-243-crates-vai-dar-a-volta-por-cima-quot.aspx

Pajó disse...
7 de junho de 2009 às 13:03  

Presunção e água benta....

João disse...
9 de junho de 2009 às 13:12  

Chamaram-me?