"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Argumento "Ah... mas eu cresci a ouvir os Xutos"

Há por aí muita gente que acha coerente adorar/venerar/bajular Xutos porque cresceu a ouvir a casinha e o homem do leme. Isso é tão coerente como gostar de praia porque parece uma grande piscina! Na verdade eu também cresci a ouvir as Doce, a Sabrina ou a Àgata. Mas depois cresci.

E para além de passar a perceber o que significava "Boys, boys, boys..." ou "Já três da manhã ei bem bom" dei por mim a apreciar música que fosse além do "Top+" ou dos concertos em Alvalade ou no Restelo. Afinal, eu também cresci a comer push-pop's mas não ando por aí hoje em dia com um no bolso! Há tempos lia algures que alguém gostava de Xutos porque identificava as músicas com fases da sua vida. Isso é bonito mas... um bocadinho patológico. "Ai se ele cai, vai se partir meu coração"? "Sémen"?

E já agora deixem que vos diga: se gostam da banda porque deram a primeira queca a ouvir Xutos fiquem a saber que perderam uma óptima oportunidade de estar a ouvir Michael Bolton, the desvirginator singer.

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

9 comentários:

Pajó disse...
19 de junho de 2009 às 14:58  

"Can i touch you there" é simplesmente "the" Ice Breaker no Polo Norte.

Mas para mim Barry White abafa.

Susana Felício disse...
19 de junho de 2009 às 16:48  

Caro Cóbu,
Só por curiosidade (se não quiseres não respondas), de que música é que tu gostas?
Gostas de alguma banda portuguesa? Ou será que só as bandas estrangeiras é que prestam?
Obrigada, fica bem
Susana

João disse...
19 de junho de 2009 às 20:31  

Cara Suana

Experimenta, só assim de rajada e sem pensar:

heróis do mar
madredeus
maria joão e mário laginha
moonspell
sacred sin
amália
carlos paredes
brigada victor jara
josé afonso
rodrigo leão
pedro ayres magalhães
m'as foice
legendary tiger man
tédio boys
wray gunn
belle chase hotel

Como estes artistas portugueses, mais uns quantos há que são BONS, que fizeram ALGO por nós no estrangeiro, mas que, acima de tudo, não se limitaram a fazer a mesma coisa de álbum para álbum. Claro que há boa música portuguesa, felizmente!!! Nunca passou, não passa e nunca passará é por Xutos e pontapés, com certeza.

Cóbu disse...
20 de junho de 2009 às 00:26  

Cara Susana, simplesmente não gosto de Xutos. A ti basta saberes isso, eu não desgosto de Xutos porque gosto ou desgosto de outros, nacionais ou portugueses. Desgosto de Xutos porque sim (para além deste argumento determinante pf ver todos os meus posts).

Susana Felício disse...
20 de junho de 2009 às 10:40  

Caro Cóbu,
Obrigada pela resposta.
Elucidativa, sim senhor :)

Caro João,
Não me lembro de te ter perguntado nada...
Mas já percebi, ao ler o resto dos teus comments neste blog, que tu gostas de responder a tudo...

Fiquem bem, bom fim de semana

Susana

João disse...
20 de junho de 2009 às 22:54  

Cara Susana

A verdade dói, não é? Que frustração é essa, moça? Gostos? Quer que lhe diga onde pode meter os seus gostos? É que interessa-me tanto saber deles como de mais uma pedante, falando nisso. =D
Agora se a mocita não sabe aceitar a verdade ou se gosta de palas, é lá consigo. Como vê, é um facto, respondo a tudo e todos por EDUCAÇÃO, embora não abunde muita por aqui, e a uns melhor que outros, mas já vai da qualidade da pessoa. Não queira que quantifique a sua, caríssima, mais que não seja pela MINHA postura, que a sua... bom, é o que não se vê...

João disse...
20 de junho de 2009 às 22:58  

Que rudeza a minha: e bom fim de semana para si também!

Anónimo disse...
24 de junho de 2009 às 20:48  

Moonspell? ahahaha

João disse...
25 de junho de 2009 às 02:28  

Sabe, anónimo, ser ignorante e ter mau gosto não tem necessariamente que significar ser surrealista. Conjuntamente com Amália, Madredeus e Marisa, os Moonspell são a banda portuguesa mais representativa fora de Portugal. Mas sabe o que é mesmo curioso? É que só depois de colherem todos os créditos e galardões lá fora é que começaram a ganhar visibilidade cá dentro. O que explica muito acerca da grandiosidade parola e cega dos Xutos e Pontapés. Lá fora, os xutos são o que caríssimo mesmo disse e que passo a citar: "ahahaha". No entanto, num país como o nosso, são os maiores. Cómico, sem dúvida. Mas mesmo interessante é que nessa lista consta outra banda de metal muito menos conhecida e que no entanto foi a primeira banda portuguesa a colocar um teledisco na MTV estrangeira. Estranho você mencionar Moonspell (que é uma banda com uma projecção infinitamente maior) e não essa outra banda. Mas a ignorância explica tudo.