"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Comentário de quasi-ex-fã

Imperdoavelmente deixei escapar este comentário de uma fã intelectualmente honesta que nos ofereceu um ponto de vista único e, a nosso ver, acertado.


Nota: eu não tenho nada a ver com os autores do blog. Na verdade nem concordo com o que estão aqui a fazer, mas também me irrita o fanatismo de alguns fãs de xutos que aqui comentam.

Já fui fã de xutos ou pelo menos apreciadora, embora agora já não tenha paciência para os ouvir nem ver, mas custa-me ver os comentários que os fãs aqui deixam porque dão uma péssima imagem dos fãs dos xutos. A ideia de que são todos fanáticos, cegos e ignorantes (não só em relação à boa música mas também em relação à língua portuguesa e à cultura de uma forma geral).

Quanto ao facto de os Xutos serem comendadores, gostaria de acreditar que se deve apenas ao seu contributo para a cultura portuguesa, mas não podemos esquercer que eles apoiaram publicamente a candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República, através de um comunicado oficial. Sampaio retribuiu-lhes esse apoio...

Quanto à polémica da suposta música anti-sócrates, acho um perfeito disparate pensar-se que o Sócrates se deu ao trabalho de andar a proibir a música. Em primeiro lugar, porque isso teria um efeito negativo para ele; em segundo lugar, porque não tem esse poder. Ainda por cima, como já foi referido, a única rádio que passou a música foi a Antena 3, uma rádio pública.

Acham sinceramente, que a música tem alguma qualidade? As rádios têm obrigação de a passar só porque fala do engenheiro?

Meus caros, há por aí muita música que não passa nas rádios e ninguém vem falar de censura. Aliás, se procurarem bem, encontrarão músicas com críticas ao governo (a este e aos anteriores) de outras bandas/artistas e com qualidade. Não é o caso da música dos Xutos, que não tem qualidade nenhuma.

Os Xutos de que eu gosto/gostava são os dos Barcos Gregos, Homem do Leme, Esquadrão da Morte, Chuva Dissolvente...e mais algumas músicas da época. Custa-me muito vê-los a arrastarem-se por aqui sem qualidade nenhuma, a tentarem vender o nome que ainda têm de todas as formas possíveis (desde os telemóveis à cerveja) e a comemorarem aniversários a torto e a direito porque já não têm mais nada para dar. Se não conseguirem perceber que chegou a hora de acabar (já o deviam ter feito há mais tempo, quando começaram a fazer rock pimba) vão ser recordados pelas péssimas músicas dos últimos anos e não pelas boas músicas que fizeram no passado. É triste!

De ex-fã que ainda tem consideração e respeito por eles mas começa a perdê-los.

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

4 comentários:

João disse...
6 de julho de 2009 às 19:21  

A parte mais sábia desta carta e que resume tudo:

"É triste!"


Oh se é...

Anónimo disse...
7 de julho de 2009 às 22:59  

Quando souberem que foi uma musica dos Xutos que soou na recepção do C. Ronaldo em Madrid perante as 80.000 pessoas, os Cajós e Tofús vão ficar de veras surpreendidos.

Aguardando posts profundos! *.*

João disse...
8 de julho de 2009 às 00:36  

Acho que os xutos poderiam tocar na soyuz, que ainda assim seriam uma rica merda.

Zatarra disse...
9 de agosto de 2009 às 19:16  

Subescrevo! Aliás, achei o blogue à procura de material do 15 º aniversário dos Xutos. Bolas já se passaram mais 15.
Nos primeiros 15 temos que ver o que era o panorama musical nacional, e ao fim ao cabo os Xutos foram importantes nessa época, produzindo aí os seus melhores álbuns. Mas a importância dos Xutos é aquela que o movimento internacional em que eles se inserem, o Punk-Rock, têm. E não é assim tão grande.
Agora... nos últimos 15 anos, bolas. Um álbum escapa-se e acho que muito devido ao produtor,Ronnie Champagne.