"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Camões, Pessoa, Tim

Constou-me que a bestial (de besta) música dos Xutos "Homem do leme" é usualmente dada aos estudantes do 12º ano para ser comparada com o episódio do Adamastor, dos Lusíadas, e ainda com a Mensagem, de Fernando Pessoa.

Eu sou a favor de métodos criativos de ensino, de aprendizagem dinâmica, etc etc. E também acho que deve existir exigência hoje em dia na escola. Mas comparar uma letra do Tim com um poema de Pessoa ou de Camões é, para além de uma tarefa hérculea, estúpido!

Percebo a lógica do "Arranjamos uma banda qualquer, que tenha uma letra com água ou parecido e tá a andar!". Na verdade só pode ter sido este o raciocínio para ligar a música aos lusíadas... leme água, agúa mar, mar descobrimentos, descobrimentos lusíadas. Logo, Homem do leme Lusíadas. E não querem os Professores avaliação. Vai lá vai!

PS: 50% das pessoas que me relataram a sua experiência de comparação ficaram traumatizadas. 20% pensam que o Tim é um escritor famoso equiparável a Camões ou Pessoa. 25% passaram a ler as letras dos Xutos em vez de Pessoa. 5% ainda tentam hoje descobrir a banda desse Camões e desse Pessoa.

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

3 comentários:

António Pita disse...
22 de julho de 2009 às 03:26  

Não sendo defensor dos Xutos, assinando também qualquer coisa que seja que diga que eles se deviam era retirar para todo o sempre, tenho que discordar em relação à letra. As letras dos Xutos são regra geral más ou péssimas.

Mas o Homem do Leme é dos raros casos de um bom poema nas letras dos Xutos.

E pronto, vim cá dizer isto. Prossigam com o belo trabalho :P

Anónimo disse...
23 de julho de 2009 às 17:24  

pois.. um poema na voz daquele senhor
passa a ser uma coisa qualquer...

Anónimo disse...
9 de maio de 2010 às 02:21  

Nunca vi tanta estupidez, não por lerem letras dos Xutos no 12º, mas sim por criticarem uma das melhores bandas que temos neste país de atrasados.
Ps: Vao lá ouvir Lady Gaga, e essas musicas dos "m0r4ng0s".