"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A revelação e a confirmação

Este vídeo é uma preciosidade! É o Tim a dizer que "não pensava cantar" mas "não havia mais ninguém para ser vocalista", é um miúdo qualquer a cantar 20 vezes melhor que ele (ok, isso não faz do miúdo um verdadeiro herói), é o Goucha, enfim... uma alegria!

Gostava que os grandes pensadores/comentadores pro-xutistas deste blog interpretassem as palavras do Pan-Tim e pudessem desde já tirar daí algumas conclusões. Por exemplo para a existência deste blog.

PS: Obrigado ao anónimo que nos alertou para a existência deste grande momento. Para além de não vermos a TVI evitamos saber onde anda o Tim a ganhar uns trocos.

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

12 comentários:

Anónimo disse...
30 de maio de 2009 às 00:32  

O miudo cantar melhor ou não é uma opinião tua. E para esse miudo atingior o sucesso do tim terá muito que trabalhar

Sam disse...
30 de maio de 2009 às 17:29  

O puto cantar melhor que o Tim em termos técnicos? Concordo... Até podemos ver que no fim, ao fazer aquela espécie de fade out vocal, o Tim para de cantar porque não consegue, e deixa o puto continuar.

Mas...
O Tim passou mais tempo em palco, que o puto na sua vida toda.

Os Xutos, a meu ver, inovaram; está a falar um músico de calibre, e não um fã de Xutos.

Atingiram um patamar importante. Nos torneios de artes marciais, está sempre lá o velho mestre, que embora esteja velho e não consiga lutar, a sua presença é indispensável. Com os Xutos é exactamente isso, tirando a parte de não conseguir lutar.

Não vou dizer que merecem o nosso respeito, blablabla... Isso vocês devem estar fartos de ouvir.

Desculpem o testamento, mas para não andar aí a comentar sempre, digo tudo de uma vez.

Continuem a postar, sou um visitante assíduo.

Anónimo disse...
30 de maio de 2009 às 19:17  

Dá-le, Sam!
Grande comment!

João disse...
31 de maio de 2009 às 18:39  

Oh Sam, de um músico para outro: achas que os Xutos inovaram? Mas... EM QUÊ? O.o
Como músico que és de calibre (ou pelo menos assim o dizes), contradizes um bocado a ideia que tenho dos músicos em geral, colegas ou não. Essa ideia é composta por bom senso, pés na terra e, acima de tudo, noção do que se diz. Os Nirvana inovaram. O Miles Davis inovou. Os Sex Pistols e os Beatles inovaram também. Mas não sejamos parciais e incluamos nomes portugueses: José Cid. Ornatos Violeta. Moonspell. Madredeus. Maria João. Pedro Ayres Magalhães. Heróis do Mar. ESTES inovaram. E, se reparares, não foi por fazerem SEMPRE a mesma coisa ao fim de 30 anos. Pega no primeiro disco dos Xutos e depois pega no último. Se, fora a produção, achares que há algo de inovador, mesmo num país tão desprovido de grande ambição musical como é o nosso, então desisto.

Anónimo disse...
1 de junho de 2009 às 16:02  

João, aquilo que falas gostava de ver/ouvir o teu trabalho... partilha ai connosco

Sam disse...
1 de junho de 2009 às 19:10  

João, só gasto umas palavras contigo: João Cabeleira.

João disse...
2 de junho de 2009 às 20:12  

Anónimo que diz que é músico de tarimba:

ninguém falou em provar nada, e muito menos provaria eu alguma coisa a uma pessoa que nem sequer se apresenta. Depois, não está em causa o que eu toco, como, em que estilo ou quando, mas sim a discussão acerca de Xutos e Pontapés... que pelos vistos não soubeste justificar, e então viraste-te para mim e para o que eu toco. Manobra eficaz para alguns, mas simples, muito simples... On topic, por favor, se é que tens uma voz discordante em relação ao que eu disse e com justificação para isso.

João disse...
2 de junho de 2009 às 20:13  

Sam, eu gasto quatro palavras contigo: não me faças rir.

Anónimo disse...
4 de junho de 2009 às 00:09  

João eu gasto 2 palavras contigo: vai-te foder

Sam disse...
4 de junho de 2009 às 04:06  

"Sam, eu gasto quatro palavras contigo: não me faças rir."

Eu não gasto nenhuma, uso as que já disseste: "Manobra eficaz para alguns, mas simples, muito simples..."
...

João Cabeleira inovou, e tenho um certo orgulho por ser um guitarrista com uma técnica quase única. (Digo quase única, porque no fundo ele deve ter ido buscar a técnica a ti.)

Isto tudo foi para te mostrar que os Xutos inovaram, e usei o caso do Cabeleira porque até um totó consegue ver que o gajo toca de uma maneira diferente e em doxi-paralelo ao normal.

Quando ousaste dizer que desde o primeiro ao último álbum dos Xutos, não se nota inovação...
Caro inimigo... Os Xutos meteram 3 gerações a cantarolar "Contentores", "A Minha Casinha", "Homem do Leme"...

Xutos tiveram um papel tão importante e marcante nestes últimos 30 anos, que até mandam o Sócrates f****, e nem sequer há ameaça de censura.

TENHO MUITA PENA, MAS AINDA VAIS LEVAR COM ELES POR MAIS UNS ANINHOS!

Sam disse...
4 de junho de 2009 às 04:09  

Pelo menos podias fazer como o Cabeleira, nem abras a boca.

João disse...
5 de junho de 2009 às 06:23  

"Quando ousaste dizer que desde o primeiro ao último álbum dos Xutos, não se nota inovação...
Caro inimigo... Os Xutos meteram 3 gerações a cantarolar "Contentores", "A Minha Casinha", "Homem do Leme"..."

Inimigo, ilustre? Talvez um dia, depende tudo do teu desempenho, mas ainda não é hoje, com certeza. Então, falemos português: eu falei em inovação, e tu em cantarolar e em gerações. Acho que esta parte, por si mesma, ficou encerrada. Quando quiseres, posso-te falar acerca de nucleótidos e tu podes contra-argumentar com a estreia do novo filme do Batman. Sério, prometo que depois desta não vou achar estranho. ;)


"João Cabeleira inovou"

ou seja, eu falei nos XUTOS, e tu no cabeleira em termos de inovação, o que continua a parecer jazz: eu estou para um lado, tu vais para outro. Sinceramente, não sei se o Cabeleira inovou ou não, e nem foi nele que falei, mas nos xutos, que inovaram tanto na música portuguesa como o Emplastro do FCP.


"João Cabeleira inovou, e tenho um certo orgulho"

tens orgulho?!? Mas ele é teu namorado, ou assim?!?


"Xutos tiveram um papel tão importante e marcante nestes últimos 30 anos, que até mandam o Sócrates f****, e nem sequer há ameaça de censura."

A única censura que vi até agora foi a tua, com esse patético f****. Ou seja, esqueçam a constituição da república, esqueçam o 25 Abril de 1974, esqueçam todos os musicos de intervenção deste país, porque os xutos são tão bons e tão famosos que nem são censurados. A sério, caíu-me tudo com a tua lucidez e teorias da conspiração.

"usei o caso do Cabeleira porque até um totó consegue ver que o gajo toca de uma maneira diferente e em doxi-paralelo ao normal."

Eu não consegui ver isso, mas pelos vistos tu conseguiste. :)


"TENHO MUITA PENA, MAS AINDA VAIS LEVAR COM ELES POR MAIS UNS ANINHOS!"

Eu não tenho pena, porque até conheço boa música e boas bandas nacionais. Tenho é opções, e não passam seguramente por estes pedantes. Levar com eles mais uns aninhos? Fico-me pelo lol. Tenho é dó das gerações vindouras, que vão ouvir xutos e pensar que a música deles é tão conveniente como ir arrancar um dente. Mas, e caso não haja censura em Portugal, eles poderão ter a opção de os mandar foder. ;)