"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

(Parêntesis)

Contrario a minha própria palavra (coisa que nada gosto de fazer) para deixar um post último até ao nosso regresso.

A Blitz decidiu celebrar a música portuguesa pedindo a:

Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta); Álvaro Covões (Everything Is New); Andreia Criner (Everything Is New); Amélia Muge (músico); Ana Cristina Ferrão (radialista); António Cunha (Uguru); António Manuel Ribeiro (UHF); António Sérgio (radialista); Bernardo Sassetti (músico); Camané (fadista); Carla Simões (Universal Music); Carlos Bica (músico); Carlos Seixas (Festival Músicas do Mundo); Cátia Maurício (Sony Music); Clã (músicos); Cláudia Santos (Universal Music); Daniel Bacelar (músico); Edmundo Silva (Sheiks); Flak (Rádio Macau); Francisco Pinto Balsemão (presidente da Impresa); Gimba (Afonsinhos do Condado); Hélder Moutinho (fadista); Henrique Amaro (Antena 3); Isabel Castaño (promotora); Isilda Sanches (radialista); Jaime Pereira (Diamantes Negros); João Carlos Callixto (crítico); João Miguel Tavares (Time Out); Joaquim Paulo (programador); Jorge Manuel Lopes (Time Out); José Almada (músico); José Mariño (Antena 3); José Niza (compositor); Karla Campos (Cool Jazz Festival); Lia Pereira (BLITZ); Luís Guerra (BLITZ); Luís Pinheiro de Almeida (jornalista); Manuel Halpern (Jornal de Letras); Mário Lopes (crítico); Mário Rui Vieira (BLITZ); Miguel Francisco Cadete (BLITZ); Nuno Faria (Afonsinhos do Condado); Paula Freitas (promotora); Paula Homem (Valentim de Carvalho Edições); Paulo Franco (Farol); Paulo Junqueiro (EMI Music Brasil); Paulo Ventura (Metrónomo); Pedro Boucherie Mendes (SIC); Pedro Dias Almeida (Visão); Pedro de Freitas Branco (músico); Pedro Tenreiro (Valentim de Carvalho Edições); Pedro Trigueiro (Universal); Rodrigo Leão (músico); Rodrigo Madeira (BLITZ); Rui Mascarenhas (Optimus); Rui Miguel Abreu (crítico); Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar); Rui Vieira Nery (musicólogo); Sofia Nunes (EMI Music); Toneca (Filarmónica Fraude); Tozé Brito (editor); Vítor Belanciano (Público); Vítor Rua (músico)

que votasse nos melhores álbuns da décadas de 00,90,80,70 e 60s.

Eis o resultado:

OS MELHORES DISCOS PORTUGUESES - ANOS 00

10. Buraka Som Sistema - Black Diamond
9. Clã - Lustro
8. Sam The Kid - Pratica(mente)
7. Mão Morta - Primavera de Destroços
6. Mariza - Fado em Mim
5. Rodrigo Leão - Cinema
4. Sam The Kid - Beats Vol. 1 - Amor
3. Dead Combo - Vol. 1
2. Camané - Esta Coisa da Alma
1. Humanos - Humanos

O quê? O Xutos e Pontapés homónimo não consta? Que raio...deixa lá, nos anos 90 estão de certezinha...

10. Da Weasel - Dou-lhe Com a Alma
9. Belle Chase Hotel - Fossanova
8. Da Weasel - 3º Capítulo
7. Madredeus - O Espírito da Paz
6. GNR - Rock In Rio Douro
5. Ornatos Violeta - Cão!
4. Rui Veloso - Mingos & Os Samurais
3. Ornatos Violeta - O Monstro Precisa de Amigos
2. Mão Morta - Mutantes S. 21
1. PEDRO ABRUNHOSA & OS BANDEMÓNIO - VIAGENS

Ó diacho...não querem ver o raio da comunidade musical portuguesa? Elitistas são o que eles são. Não põem lá os Xutos porque eles nem precisam de lá estar. Isto nos 80 é que vai ser...

10. Pop Dell'Arte - Free Pop
9. José Mário Branco - Ser Solidário
8. Sétima Legião - A Um Deus Desconhecido
7. Xutos & Pontapés - Circo de Feras

Ahhhhh...eu sabia, são os MAIORES.....Sétimos do Mundo....Português...dos anos 80.

E com esta....FUIIII

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

31 comentários:

Tilu disse...
2 de novembro de 2009 às 20:44  

A lista dos anos 90 está muito boa, não poderia concordar mais com a tabela. Hm... se bem que Belle Chase Hotel em 9º é uma miséria, o "Foosanova" é um dos melhores registos de sempre da música portuguesa...

Distinto Anónimo disse...
2 de novembro de 2009 às 21:46  

Belle Chase Hotel fenomenais!
Mão Morta excelentes!
Xutos assim pro fraco fraquinho, em comparação.

uma fã do camané disse...
2 de novembro de 2009 às 22:03  

ok pronto tem o Camané.... é o que interessa...

princess sophie disse...
2 de novembro de 2009 às 22:31  

sim sim a fã do camané sou eu...
adoro mão morta e dedico este refrão ao CE... oube lá o k tás a fazer kero é k te váz fod....
cumprimentos

P.S. não deixem fexar o tasco

Anónimo disse...
3 de novembro de 2009 às 09:56  

ai queos rapazes do movimento anti-xutos não são homens de palavra...já dão o dito por não dito...

princess sophie disse...
3 de novembro de 2009 às 14:51  

Pois pois anónimo, tens toda a razão, enquanto isso a malta vai deixando aqui uns coments....

Os XUTOS estão de férias sim.
mas os ilustres axo que tiraram lincênça sem vencimento....

O sapo anda muito ocupado, a barbela atrapalha a sua bela voz (salvo seja lol)

princess sophie disse...
4 de novembro de 2009 às 00:46  

O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, recebe amanhã o concerto de homenagem a João Aguardela, músico e compositor português falecido em Janeiro, aos 39 anos.


O concerto conta com a recuperação do projecto Megafone do músico, que participou nas bandas Sitiados e A Naifa. O legado deixado por João Aguardela será recordado pelas bandas Dead Combo, A Naifa, OqueStrada e Gaiteiros de Lisboa.

O músico e compositor, distinguido em 1994 com o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores, fazia parte do projecto ‘Linha da Frente’ e tinha o seu projecto, mais pessoal: Megafone, com quatro discos, disponíveis gratuitamente no site www.aguardela.com.

A recuperação do projecto Megafone passa pela criação de um prémio anual, monetário, que destacará projectos de música tradicional renovados.

Axei que era tambem importante, pois o grande João Aguardela era muito bom no que fazia, e já que os ilustres administradores deste blog se esqueceram de o mencionar, venho eu, aqui relembrar o grande concerto que eu vi dos Sitiados no RRV. nos anos 80.
cumprimentos

Carlos Eduardo disse...
4 de novembro de 2009 às 11:03  

Ola Princess Sophie fizeste bem por aqui essa noticia pra todas as pessoas saberem.

Violet disse...
4 de novembro de 2009 às 13:33  

Os Xutos já não vão a Berlim, apesar de os seus fãs passarem os dias a votar no site da MTV. Ficaram para trás e os 5 mais votados foram os seguintes:

Deep Insight (Finlândia)
Dima Bilan (Rússia)
Doda (Polónia)
Lost (Itália)
maNga(Turquia).

Temos pena!.... ou não...

Barco Grego disse...
4 de novembro de 2009 às 15:40  

Os anti xutos tão contentes agora? Acham que é melhor não ir ninguem de Portugal?

Zeza disse...
4 de novembro de 2009 às 19:21  

Eu não, por acaso até estou tristíssima. Se eles fossem a Berlim, pelo menos tinha a certeza que durante eses dias não me cruzaria com nenhum deles.

Bia disse...
4 de novembro de 2009 às 19:32  

Vou apenas acrescentar uma pequena informação que escapou, por distração certamente, neste post:
conjuntamente com esta votação para melhores albúns, os senhores mencionados no post seleccionaram também as músicas das decadas.
É importante referir nessa mesma selecção estão presentes 8 músicas dos Xutos. Assim, a banda torna-se uma das poucas que tem tantas músicas seleccionadas nesta mesma categoria.

Agora sim, a informação está completa. ;)

Violet disse...
4 de novembro de 2009 às 20:41  

Gostávamos que fosse alguém de Portugal se tivesse qualidade, o que não é o caso dos Xutos! Já é suficientemente mau estarem no site da MTV para as pessoas poderem votar, pois os estrangeiros que por lá passem vão ficar a pensar que aquilo é o melhor que se faz em Portugal em termos musicais. Imaginem a vergonha que não seria se eles chegassem a ir a Berlim e aparecessem na MTV dos outros países no dia 5!
Com músicos e bandas de tão boa qualidade que há por cá, vão escolher os Xutos para os nomeados de Best Portuguese Act??? Só porque este ano festejam 30 anos de carreira? É esse o critério para escolhem alguém que se apresente ao resto da Europa como o melhor que Portugal tem ou teve em 2009?
Acho piada aos que criticam os Buraka. Eu nem sequer conheço a música deles, para além do single mais conhecido, mas sei que estão constantemente a tocar no estrangeiro, em todos os continentes, em grandes festivais onde participam também algumas das maiores bandas/artistas do mundo. Alguma vez os Xutos conseguiram isso em 30 anos de carreira? Os concertos que eles dão para as comunidades portuguesas no estrangeiro não contam, pois são os emigrantes portugueses que os contratam.

Têm todo o direito a gostar dos Xutos, mas ao menos sejam imparciais e reconheçam o talento dos que são melhores que eles. Saiam do círculo do Xis e alarguem os vossos horizontes. Ouçam música de qualidade de vez em quando. Vai fazer-vos bem!

João disse...
5 de novembro de 2009 às 12:53  

"Ouçam música de qualidade de vez em quando. Vai fazer-vos bem!"

Perfeito.

Barco Grego disse...
5 de novembro de 2009 às 13:48  

Violet continuo a achar que era melhor Portugal ter sido representado pelos Xutos do que por ninguém.

CC disse...
5 de novembro de 2009 às 14:31  

Sophie krida hoooooo já não vamos a Alemanha ver os nossos meninos. Queria ver o meu lindo Zé Pedro e eles tá cada vez mais lindoooooo.

Pajó disse...
5 de novembro de 2009 às 17:39  

Para alguns meio esquecidos....


"...fica o aviso que recorreremos à moderação cada vez que utilizarem a caixa de comentários para outra coisa que não o tema em causa."

Ana disse...
6 de novembro de 2009 às 11:07  

Pajo/ cobu, apesar de este não ser um comentário para publicação, ainda assim o coloco aqui, pois fará todo o sentido. Porque não restringiram os comentários aquando da novela mexicana? É que aí faria todo o sentido, mas agora? Das duas uma ou perdi alguma coisa e não acompanhei o vosso raciocínio ou, mais uma vez é baile (ou, como já foi proferido por um de vocês, por algo assim: faço-o, porque posso, me apetece ou só para chatear).

Pajó disse...
6 de novembro de 2009 às 12:17  

E porque é que acha que não há novela neste momento?

Ana disse...
6 de novembro de 2009 às 14:51  

A questão não é essa, mas sim, onde está a dita novela? Estarei eu a prestar pouca atenção? Ou será que é só porque vos convém?
Estou quase como o outro, lavo as minhas mãos! (e agora com a gripe A até é funciona)

Zeza disse...
6 de novembro de 2009 às 17:22  

Ana, por favor, mais novela não!
Pede outra coisa, nem que seja um documentário sobre os Xutos.

Maldoror disse...
10 de novembro de 2009 às 19:07  

O "Dizer Não de Vez", e mesmo o "Gritos Mudos" são muito melhores do que o "Pop In Rio Geninho", "Mingos", e especialmente do que o "Não posso mais".

Infelizmente foi o seu ultimo grande album.

Carlos Eduardo disse...
11 de novembro de 2009 às 09:58  

E o album novo é um album muito bom tambem porque e o album dos 30 anos dos Xutos.

F...-.. isto é cultura disse...
11 de novembro de 2009 às 10:04  

E onde está o "Irreligious" dos Moonspell? Uma banda com projecção internacional, mas os "nossos" (pseudo) "críticos" é que sabem.
Ah, Abrunhosa e tal... a nossa cultura kaviar, (ui que chik)

Anónimo disse...
11 de novembro de 2009 às 10:48  

OS DISCOS DOS XUTOS SÃO OS MELHORES DE TODOS VIVA XUTOS

Barco Grego disse...
11 de novembro de 2009 às 12:26  

Os melhores não digo mas que têm o seu valor ninguém pode negar.

Zeza disse...
11 de novembro de 2009 às 22:09  

Ai isso têm! Tanto valor quanto as notas do Monopólio.

Barco Grego disse...
12 de novembro de 2009 às 12:04  

Ai é? Lias os Cinco e jogavas monopólio? Ao fim de 30 anos ainda não reconheces valor aos Xutos, mas nunca é tarde que eles ainda vão cá andar muito mais tempo.

Zeza disse...
13 de novembro de 2009 às 19:46  

Para mal dos meus pecados...

Carlos Eduardo disse...
14 de novembro de 2009 às 10:09  

Vão andar muito tempo e tu vais gostar deles Zeza que eu sei.

João disse...
15 de novembro de 2009 às 02:32  

"E onde está o "Irreligious" dos Moonspell?"

Bem visto. A banda portuguesa que mais nos representa no estrangeiro é a mais ignorada nesta terreola. Típico. E que álbum este. =)