"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O casaco e o lenço (Repost)

Sejamos honestos, a imagem dos XPs dá uma boa pista do que lá vem a seguir. Jaqueta de ganga preta e um lenço no pé do microfone, o Calú (recuso-me a usar um K) a queixar-se da vida dele e lá vamos nós para mais uma noitada de atentados acústicos e lugares comuns onde ninguém se parece cansar de ir.

Se por um lado tivemos um conjunto de quarentonas em negação para evitar o provável vazio no coração provocado pela queda do Tony Plagiador, no caso dos XPs temos um conjunto de quarentões cuja aberração musical apraz uma histeria colectiva em torno de um conjunto de tipos que não se souberam reinventar, que tocam a mesma sonoridade há muito enterrada pelos seus precursores e que agora , pasme-se, se transformou numa banda de intervenção.

Parece difícil de entender. Mas não é.

Em Portugal, tendencialmente o que é aclamado como sucesso e, na falta de alternativa, parece prolongar-se muito para além do admissível. Inocente não será o facto de que fora do nosso país nunca terem tido qualquer tipo de impacto, nem antes nem agora. Se o argumento é a língua no Brasil ninguém ligou até hoje. Chegou-se ao ponto do ridículo de que gostar de XPs faz parte da identidade portuguesa. Em qualquer lugar do mundo se não te reinventas ou não apresentas algo de novo morres. Em Portugal, dêem-nos os XPs que temos logo casa cheia, registadoras cheias e barris de cerveja vazios. É pela certa disseram-me mais que uma vez.

Uma estrofe estafada do Tim, uma guitarrada do Zé Pedro, uma estrofe, mais uma guitarrada do Zé Pedro e assim vamos nós caminhando pelo reportório. O público grunha os refrões de sempre, cruza os braços em sinal de rendição, X ou porque vêem os outros a fazer o mesmo e devora cada acorde como se fosse a melhor coisa do mundo. Perdoai-os Freddy, Mark e Robert que eles não sabem o que fazem.



Olha um sapo..... Ah não, é o Tim.





RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

25 comentários:

Anónimo disse...
19 de agosto de 2009 às 10:57  

Passaram a ser uma banda de intervenção depois de existirem os Templários do RocK, o que é ainda mais estranho!

Xutos Para Sempre disse...
1 de setembro de 2009 às 12:50  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Xutos Para Sempre disse...
1 de setembro de 2009 às 12:51  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Xutos Para Sempre disse...
2 de setembro de 2009 às 14:40  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Xutos Para Sempre disse...
2 de setembro de 2009 às 14:42  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Xutos Para Sempre disse...
5 de setembro de 2009 às 02:29  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cóbu disse...
16 de setembro de 2009 às 12:27  

Não posso com gente com falta de nível...

Anónimo disse...
10 de outubro de 2009 às 16:02  

Tens toda a legitimidade para não gostares de XUTOS & PONTAPÈS, mas tens de te render porque uma banda se não fosse boa não durava 30 anos no activo.
Tenta aprender a gostar do que boa musica cantada e tocada em PORTUGUÊS.

MAILMAN XUTOS PARA SEMPRE.....

Zeza disse...
5 de novembro de 2009 às 18:39  

Anónimo, mais do que isso durou Salazar no activo... se foi por ser muito bom, dir-me-ás tu...

Distinto Anónimo disse...
5 de novembro de 2009 às 21:52  

Um bom post!

Ana disse...
6 de novembro de 2009 às 10:57  

Onde a imaginação chega, comparar, ainda que por questões temporais, Salazar e Xutos! Uauh, até fiquei cega com tamanha luz! Acredito que não tenhas apanhado Salazar a governar e sejas como a maioria dos portugueses e só conhece o podre do que o homem fez (e consideramos podre, porque assim nos ensinaram), mas para pensar quando as nossas gentes mais antigas, que viveram com o regime dele, o porem quase como um ídolo (motivadas pelos ensinamentos de outrora e escandalizadas pela leviandade em que a liberdade se tornou). Apesar de não ser o Anónimo, termino por relembrar o teu comentário ao qual tenho uma pergunta:

“Anónimo, mais do que isso durou Salazar no activo... se foi por ser muito bom, dir-me-ás tu...”

Se não o fosse não sustentaria a sua autoridade durante tanto tempo, assim como Hitler, não conseguiria fazer o que fez, não te parece minha cara?

Barco Grego disse...
6 de novembro de 2009 às 14:01  

Mesmo quem não gosta de Xutos, misturar a música deles com política não é um bom exemplo.

Zeza disse...
6 de novembro de 2009 às 17:15  

Ana
Sinceramente esperava mais de ti, minha cara amiga.
Relendo os teus comentários:

"Se não o fosse não sustentaria a sua autoridade durante tanto tempo, assim como Hitler, não conseguiria fazer o que fez, não te parece minha cara?"

Desde quando o número de anos que alguém sustenta a sua autoridade é sinónimo de qualidade? A Salazar e Hitler podes acrescentar Mussolini, Mao Tsé-Tung, Ceausescu, Pinochet, Mugabe e outros tantos que aqui poderia referir. Contudo, se estes representam qualidade… muito mal vamos nós, Aninha.

"Acredito que não tenhas apanhado Salazar a governar e sejas como a maioria dos portugueses e só conhece o podre do que o homem fez (e consideramos podre, porque assim nos ensinaram),"

Mais uma vez errada, cara Ana
Não dês como certo tudo em que acreditas e não me confundas com maiorias, pois felizmente orgulho-me de pensar pela minha própria cabaça, além de que já tiveste tempo suficiente para perceber que não alinho em carneiradas.
E não, não o afirmo porque assim me ensinaram mas sim porque assim o entendi pela informação que fui adquirindo e absorvendo ao longo do tempo.

Retrocedendo da política ao tema do post e seguindo o mesmo raciocínio, receio bem que o mesmo se aplique aos 30 anos de Xutos & Pontapés no activo: muito ano, muito desejo de autoridade. Já qualidade… bem podem procurar por ela!

P.S. - Recado também para ti, Barco Negro.

Ana disse...
6 de novembro de 2009 às 21:14  

Caríssima,

Desde já deixe-me que lhe diga que não retiro nem uma vírgula. E sim eles foram pessoas dotadas de sapiência, até um tanto quanto avançadas intelectualmente em comparação pelo comum dos mortais. Agora a comparação que está a fazer é totalmente errónea. Que me dissesse que não concorda com o mal que eles fizeram, nem com as politicas que utilizaram, ainda estou quase como o outro… Agora dizer-me que eles ao eram bons? Que não tinham qualidade…? Isso dá para rebolar no chão de tanto me rir…

Já agora, lembrancinhas para a tia!

Zeza disse...
7 de novembro de 2009 às 02:04  

Ana, parece-me que mais uma vez estás a fazer confusão, até porque creio que estás a utilizar uma avaliação baseada somente no QI. Deixa-me que te diga que, por si só, a inteligência pode gerar uma genialidade virada para o bem ou uma genialidade virada para o mal. E não me convences que pessoas que perseguiram de forma tão exaustiva objectivos tão ignóbeis, e que em nada contribuiram para o bem estar da humanidade, possam ser apelidadas de boas e muito menos atribuir-lhes “qualidade”.

Muito provavelmente, os nossos conceitos de “qualidade” não coincidem, minha amiga.
Daí que mantenha a minha posição no que se refere aos ditadores que foram referidos.

Já quanto aos Xutos a questão torna-se bem mais simples, uma vez que a estes, nem genialidade nem qualidade são aplicáveis.

P.S. Cuidado com as constipações, o chão pode estar frio.

Ana disse...
7 de novembro de 2009 às 22:30  

Simplesmente uma nota, de três pontos, pois isto já deu o que tinha a dar:
1 – Não vamos continuar com a novela germano-portuguesa, capitulo quinto, pois não? Até porque não vamos chegar a uma perspectiva comum.
2 – Quanto aos XP’s, concordo que não são génios, mas dotados de inteligência suficiente para gerir o seu trabalho, e aqui sim podíamos discutir sobre a sua qualidade… e,
3 - Não é um comentário que revela uma posição contrária à minha (ainda que seja forte, o que não é o caso) que me deixa no chão!

Zeza disse...
8 de novembro de 2009 às 13:56  

Resposta simples, numa nota de 3 pontos:
1- OK, Ana, fiquemos por aqui nesta discussão, até porque o espectro das minhas observações era um pouco mais abrangente do que uma mera análise luso-germânica e, apesar de segura da minha posição, respeito a opinião dos outros.
2- Quanto aos XP’s, deves ter reparado que desde o primeiro comment manifestei claramente o que penso sobre a sua qualidade.
3- Não te preocupes porque não é meu hábito querer deitar ao chão pessoas de quem gosto. A referência à constipação veio simplesmente na sequência do teu ROTFLOL.

Barco Grego disse...
9 de novembro de 2009 às 10:33  

eh eh duas teimosas a misturar politica com Xutos e um gajo aqui dividido.
Zeza tou contigo na politica
Ana tou contigo nos Xutos

Carlos Eduardo disse...
10 de novembro de 2009 às 09:56  

A Ana é das nossas e gosta dos nossos Xutos e a Zeza tá sempre a brincar LOL

Barco Grego disse...
11 de novembro de 2009 às 12:22  

A Zeza tá sempre a brincar mas ainda vai aprender a gostar de Xutos eh eh eh

Zeza disse...
11 de novembro de 2009 às 22:08  

Ah ah ah! Já vi que és bom a contar anedotas, não digas mais…

Carlos Eduardo disse...
12 de novembro de 2009 às 10:21  

Es sempre engraçada Zeza mas tu podias começar a gostar dos Xutos LOL ainda bem que tas a escrever que eu tava muito preocupado.

Barco Grego disse...
12 de novembro de 2009 às 11:58  

A contar anedotas e não só, apostamos? Eh eh

Anónimo disse...
6 de fevereiro de 2010 às 19:02  

Voxes têm é dor de cotovelo, gostavam é de ser tão bons como XUTOS E PONTAPÉS!!!!

Anónimo disse...
1 de outubro de 2010 às 15:39  

XUTOS FOREVER