"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

sábado, 29 de maio de 2010

Xutos & Pontapés (sempre) iguais a si mesmos


Quem vai a um concertos dos Xutos & Pontapés já sabe ao que vai. 

E apesar de um concerto do grupo não ser uma completa novidade, era visível que entre as milhares de pessoas que passaram pelo festival, muitas estavam ali para voltar a ouvir as canções dos Xutos & Pontapés, se tivermos em consideração a quantidade de T- -shirts do grupo que se "passeavam" pelo recinto na passada quinta-feira.
Passamos pela entrada principal do festival e vemos um grupo de adolescentes a cantar em uníssono Não Sou o Único.
Junto ao palco foram muitas as centenas que acompanhavam de cor e salteado cada canção que o grupo interpretava. No final, com A Minha Casinha, mal precisaram de acompanhamento musical para entoarem na perfeição a música.
No entanto, não foi só de grandes sucessos que se fez o concerto no início da noite de quinta-feira. E este facto mostrou como as novas canções dos Xutos & Pontapés estão bem longe de terem a capacidade de se tornarem em clássicos instantâneos como são temas obrigatórios como Circo de Feras ou Chuva Dissolvente.
Perto do final do espectáculo Kalu, baterista, chegou-se à frente de palco e deu voz à canção Tonto, apenas acompanhado por Zé Pedro na guitarra. Antes de se despedirem o músico ainda agradeceu a Roberta Medina, vice-presidente do festival. E no final a maioria teve o que queria: uns Xutos & Pontapés iguais a si mesmos.

in www.dn.pt

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

12 comentários:

Zeza disse...
29 de maio de 2010 às 17:30  

Iguais a si mesmos, sem tirar nem por - começam com os contentores e acabam com a casinha, sempre.
A inovação dos xutos resume-se a isto, palavras para quê?

Anónimo disse...
5 de junho de 2010 às 12:22  

todas as bandas tocam sempre os seus clássicos nos concertos,por exemplo os Scorpions cantam sempre a "Rock you Like a Hurricane", "Wind of Change", etc. é normal é pa isso k o publico lá está, o publico quer ouvir as novas musicas, mas as classicas têm que tar em todos os concertos.
E FIQUEM SABENDO QUE OS XUTOS NÃO COSTUMAVAM ABRIR COM OS CONTENTORES, AGR É QUE VOLTARAM A FAZER COMO NOS ANOS 80. E EU TENHO IDO A CONCERTOS DELES E TÊM CANTADO MTAS MUSICAS DIFERENTES AO LONGO DOAS ANOS.
VCS (ANTI-XUTOS) SÃO UMA CAMBADA DE FILHOS DA PUTA QUE TÊM INVEJA. CÁ PRA MIM SÃO ALGUMA BANDA QUE QUER TER SUCESSO E NÃO CONSEGUE PORQUE NÃO TÊM O CARISMA, NEM O TALENTO DE FAZER MUSICA COMO OS XUTOS..............
VÃO-SE FODER TDOS
NÃO SABEM O K É MUSICA
HJ EM DIA É SÓ DJ'S (MTS DELES NEM SABEM LER UMA PARTITURA E GANHAM DINHEIRO COM MUSICA DE MERDA)

Anónimo disse...
5 de junho de 2010 às 13:46  

Isso mesmo!!

Xutos

\m/

João disse...
8 de junho de 2010 às 15:12  

É engraçado ler ignorantes que pensam que fazem a mais sucinta ideia do que escrevem. Um dos meus alunos é produtor de música trance psicadélica, já é reconhecido lá fora e tem estatuto cá dentro. Algo que pura e simplesmente não me cabe no goto pela mecanicidade da coisa é o trance. Por curiosidade, e depois de uma aula, perguntei-lhe se me poderia explicar melhor no que consiste o movimento por detrás da mesa de mistura etc e tal, e fiquei embasbacado com a complexidade do processo e com a maquinaria envolvida. Nessa altura ele estava a trabalhar uma faixa já há 3 meses (uma faixa, não um álbum!). Um dj produtor (ou seja, compositor) tem que ter conhecimentos muito avançados de teoria de som, propagação sinusoidal (sabes o que é isso sequer, anónimo?), pitches e mais uma panoplia de termos que desconheço com certeza. Não sabem ler uma partitura? Então é melhor ir já a correr ter com o Paul McCartney e com o Ringo Starr e chamá-los de maus e dizer que a música deles é uma merda, porque eles não sabiam ler pautas. Também podemos ir ter com os Metallica, completos analfabetos no que toca a leitura de pautas. Ou com o Charlie Parker, também. Ou com os Xutos, já que este blog é para falar acerca deles. Ah mas espera: esqueci-me que de todos estes nomes, a única banda irrelevante num panorama musical mais amplo são os Xutos. E depois são os os outros que não sabem nada de música. O que vale é que há professores pardais que certamente nos podem dar aulinhas nessa matéria.

Conclusão: quanto mais entendidos querem parecer, mais burrinhos são. Muito obrigado pelo vosso esforço, mas têm que fazer melhor. Quanto à parte dos filhos da puta não me expresso. São valores que vêm de casa e que me proíbem. ;)

Cumprimentos

Anónimo disse...
9 de junho de 2010 às 19:28  

essa aí dos metallica e do paul mccartney deve ser pa rir...
quem te disse que os Metallica e o paul mccartney não sabem ler pautas???

João disse...
10 de junho de 2010 às 00:54  

Caro: informa-te acerca de Metallica e Beatles, a informação online é gratuita. Mas se quiseres mais 1 milhão de exemplos de grandes músicos que não sabem ler partituras é só dizeres. Nem assim os xutes se safam.

Anónimo disse...
12 de junho de 2010 às 15:50  

Os Xutes não mas os Xutos é capaz...
(não sou o mesmo anónimo de cima)

Anónimo disse...
14 de junho de 2010 às 00:47  

uma banda, que va tocar a um festival ou um palco que vai ser pisado por outras bandas no mesmo dia, sabe que publico que lá se encontra não é só seu. neste caso especifico, nao eram muitos os fas de xutos que estavam no rock in rio, visto que eram milhares de pessoas e muitas delas para verem outras bandas (eu própria sou fa de xutos, dos xutos de antes e do agora , e nao fui ao rock in rio) .
vi o concerto na televisao e claro que os xutos teriam de tocar as suas musicas miticas, os seus exitos. o anonimo la em cima tem toda a razao quando diz que os xutos nao costumam abrir um concerto com os contentores.
de qualquer maneira, nao tenho nada a apontar aos alinhamentos do tim (tirando um ou dois pontos no concerto dos XXX anos) e foi muito inteligente este do rock in rio : muitas ou até mesmo quase todos os classicos xutistas, que gente pequena e grauda sabe de cor, e mais para o meio, quando o publico ja estava agarrado ao palco, tocaram musicas mais pessoais, menos conhecidas como o "ave maria" e o "tonto" .
Quanto aos exitos mais recentes, estes nao pegaram tanto no publico presente pela razao que ja referi mais acima : nao era um publico exclusivamente xutista, nem la perto.
nao tenho nada a apontar quanto ao concerto do rock in rio, nem sequer entendi qual a grande critica que esta presente nesse texto do diario de noticias :"a maioria teve o que queria, uns xutos iguais a si mesmos"

Pajó disse...
14 de junho de 2010 às 18:14  

Caro Anónimo,

Eu recordo-me aquando da penúltima e antepenúltima actuação dos Xutos no Rock in Rio e o alinhamento pela certa foi o utilizado.

Não é uma questão de inteligência, é uma questão que denuncia a morte cerebral da capacidade criativa da banda. Neste momento, os Xutos e Pontapés limitam-se a fazer de aparelhagem: Tocam os discos dos tempos do Rock Rendez vous e depois a parolada comercial a que se entregaram.

Não são punk, não são intervenção, não são novidade e a única coisa que trazem de novo são palcos gigantes e aniversários de carreira. O que é humilhantemente pouco...

Ricardo Costa disse...
7 de julho de 2010 às 04:14  

Os Metallica não sabem ler musica?! Olha a piada... isso mostra a tua cultura musical :)))))))

Como me disse há dias o Reininho:" já nos conhecem... existe por aí muito boa musica, é só escolhar... nós fazemos isto, quem gosta ouve, quem não gosta, tem outras coisas".

Tanta merda por causa de uma banda?!

CRESÇAM!!!!!!!!

sal disse...
22 de junho de 2012 às 15:38  

bem, sobre este blog só posso dizer .....ide pra granda puta que vos pariu ....sabeis lá o que é musica caralho! xutos forever

Anónimo disse...
6 de novembro de 2015 às 16:11  

Nem deviamos estar a discutir sobre estas merdas. Eu por acaso gosto de ouvir Xutos e gosto dos gajos, mas agora não ando praí a mandar boquinhas só porque alguem diz que nao gosto. Há quem não goste mesmo nada dos Xutos e eu só tenho de respeitar essas decisões, assim como eu espero que respeitem a minha opinião sobre a banda.