"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

terça-feira, 4 de maio de 2010

Opiniões dispersas pela web (II)

Xutos e Pontapés, não percebo o sucesso desta banda... tudo bem que há 25 anos atrás não havia mais nada em Portugal, nem música nacional (que não se fazia, e continua sem se fazer grande coisa, salvo raras exepções) nem música estrangeira (que não chegava cá), e as pessoas tinham que se conformar com o que havia! Xutos eram das únicas bandas de rock em Portugal. 


Mas hoje em dia, com um panorama musical muito mais rico, não consigo encontrar explicações para que estes continuem a ter sucesso... poderia comprender que as pessoas mais velhas continuassem a ouvi-los por causa de toda uma carga nostalgica e emocional que os Xutos poderiam transportar, e mesmo assim custa-me, porque con tanta variedade dentro desse género que é o Pop-Rock-Soft-Apunkalhado que eles fazem não faltam bandas de maior qualidade pelas quais optar. Por isso ainda fico mais espantado com a malta mais jovem que "adora" Xutos, porque estão, ou deveriam estar, livres do peso temporal e nostalgico. 


Podemos respeitar os Xutos pela influência que tiverem e continuam a ter na música portuguesa, pela coragem de ter feito algo de diferente na altura em que começaram... toda a era tem um fim, mas eles continuam inexplicavelmente por cá. Cada disco novo de Xutos que é lançado é pior que o anterior e os singles então... no entanto continuam a ser uma das bandas mais caras, se não a mais cara, e continuam a encher concertos pelo pais fora. Na verdade eles continuam a valer-se dos exitos antigos, que são as músicas que toda a gente sabe e toda a genter quer, para sobreviver... 


Eu diria que são dos músicos mais sortudos que conheço, porque eles nem sequer são bons músicos, o Cabeleira é uma exepção, no entanto conseguiram. Muitas vezes ouvimos bandas/artistas a queixar-se que se fossem americanos/ingleses teriam muito sucesso... até pode ser verdade, mas eu arrisco-me a dizer que no caso dos Xutos isso seria uma grande mentira, há mais de 30 anos que já se faz rock lá fora, e os Xutos na altura do seu inicio não trariam nem novidade nem qualidade ao que já se fazia. É como diz o ditado "Em terra de cegos, quem tem olho é rei".


por Merdabot

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

42 comentários:

Vasco Ferreira disse...
4 de maio de 2010 às 22:19  

Boa tarde a todos, normalmente n... Ver maisão passo muito por esta pagina mas hoje despertou-me a atenção e resolvi vir perder uns minutos a ler as vossas opiniões... entre tudo o que vi a coisa que mais me fez pensar e rir foi aperceber-me da existencia de uma pessoa que se intitula "movimento anti-xutos", e ver que esta passa todos os dias ou a maior parte deles a participar nos temas e a deitar abaixo as opiniões sinceras e pessoais que por aqui são deixadas. Qual será a explicação para isto? ressabiamento? musico frustrado? ou será simplesmente uma pessoa infeliz que tem que se agarrar a alguma coisa maior e dizer-se anti-isso para ter alguma atenção? Movimento anti-xutos, não querendo acabas por alimentar e fazer crescer ainda mais os teus odiados xutos ehe a verdade é que a falar bem ou mal, todos perdemos tempo a falar deles e acho que é isso que mais te incomoda, por isso é que eles são tão grandes e tu és tão pequeno... mesmo assim, conhecendo-os, sei que mesmo com tudo isto, dar-te-iam um abraço igual a qualquer outro, e iam respeitar a tua opinião!

abraços e força para a familia xutos, gostando ou não faz parte da nossa cultura e merecem respeito pelo que são e pelo que fazem pela cultura (musica) portuguesa.

Vasco Ferreira

Ana disse...
7 de maio de 2010 às 22:32  

Saudações,
Desde que alteraram o tasco, apesar de “volta e meia” passar por cá, para ver como anda, não me tem surgido vontade de deixar cá nenhum registo. Ao que parece as casa foi arrumada, mas o lixo contínua por debaixo do tapete.
Todavia, hoje, fiquei um tanto quanto surpresa com este post. Infelizmente, não foi da vossa autoria, mas vale pelo esforço de quem o redigiu.
Ora pois, incompreensível: Como é que os XP’s continuam a ter sucesso? Porque é que tudo que tem inicio tem um fim próximo e eles ainda andam por aí? Será da nostalgia da qual tanto falam? Será da herança musical (pais-filhos)? Talvez, quem sabe… Enquanto nós, comunidade, quisermos, e eles se dispuserem, tudo continuará em prefeita harmonia. Quem quer vai, quem não quer fica, ignora, reclama.. (No fim das contas, nunca se agradou a Gregos e a Troianos).

Renovo saudações com,
Lembrancinhas

Strawberry Fields disse...
8 de maio de 2010 às 13:07  

Eis um "prefeito" comentário de uma "prefeita" fã de xutos. E com isto digo tudo!

Zeza disse...
8 de maio de 2010 às 18:18  

Olha a menina Ana escreveu no blog novamente. Já te passou o amuo? lol

Ana disse...
8 de maio de 2010 às 22:01  

Strawberry Fields,
Quando a cabeça não dá para mais.. sai um comentário do mais rasco possível!

Zeza,
Amuo? Digamos que para se escrever cá, ainda que um simples “vomito”, é necessário que se mereça... Não é a toa que isto está as moscas!!

Sobre os "maus da fita", nada?

João disse...
9 de maio de 2010 às 00:40  

Já aparecem menos cromos aqui que o normal, tipo a personagem Vasco Ferreira, mas em compensação temos cá Anas e afins... à falta de cromos prefeitos, é com o que temos de nos contentar. Mas adiante, que a qualidade e prefeição dos cromos é de somenos importância. Desde que por aqui andem...
Ao que interessa, então. O Vasco, como qualquer paisano que por aqui paste, confunde ódio à mediocridade com inveja e ressabiamento, aproveitando logo após para mandar tiros em todas as direcções para ver se acerta em alguém. Infelizmente para si e para outros participantes tão prefeitos como você, a gravilha que você cospe e ejacula fica a uns quantos metros de distância dos alvos, mas nada como continuar a tentar. A pressa é inimiga da prefeição, por isso pratique, pratique. E, em tom de sugestão, leia um pouco mais do porquê da existência deste blog (que tem legitimidade para existir, ao contrário de alguns users menos prefeitos que por aqui pululam) antes de falar mal dele. Falar mal toda a gente faz, mas sem argumentos é o mesmo que defecar pela boca, já pensou? Ainda bem que, desde o primeiro dia, argumentação baseada em factos é coisa que nunca nos faltou, senão não ganhávamos para pasta dentífrica (ou dentrífica, já que agora parece estar na moda apontar erros e gaffes dos outros e depois caír no mesmo erro. Ser humano é tramado...) e elixir. Quando nos apresentar essa argumentação de que lhe falo, significa que está a caminhar para a soberba e prefeição. Até lá, desculpe se invocamos o direito assistido que temos em ignorar mais um post com as mesmas "restelices" de sempre.

Strawberry Fields disse...
9 de maio de 2010 às 17:31  

Ana disse:
"Strawberry Fields,
Quando a cabeça não dá para mais.. sai um comentário do mais rasco possível!"

Strawberry Fields diz:
Ana, o teu comentário é tão "prefeito" que até dá dó.

(esta princesa, continua a não suportar que se lhe apontem os erros, mesmo que sejam matéria de escola primária).

Cultos, muito cultos, os fãs de xutos...
ROTFLOL

Distinto Anónimo disse...
9 de maio de 2010 às 19:05  

Deixei de participar neste espaço por não retirar nem uma ideia daqui...o simples maldizer não enaltece ninguém.

Strawberry Fields disse...
9 de maio de 2010 às 20:56  

Distinto Anónimo disse:
"Deixei de participar neste espaço por não retirar nem uma ideia daqui...o simples maldizer não enaltece ninguém."

Estranho... mas ninguém deu pela falta...

Tilu disse...
9 de maio de 2010 às 21:35  

Facciosismo e camaradagem não servem para esconder a verdade, Distinto Anónimo.

Zeza disse...
9 de maio de 2010 às 22:02  

Mudam-se os tempos, mudam-se as Distintas vontades. LOLOLOLOLOL

Distinto Anónimo disse...
10 de maio de 2010 às 12:10  

Mesmo assim, a minha falta é sempre justificada:
"Deixei de participar neste espaço por não retirar nem uma ideia daqui...o simples maldizer não enaltece ninguém"

Eis:
"cospe e ejacula" "defecar pela boca"

Pois é: por mais camaradas que tenham, a educação não se aprende toda na escola...nem com muito elixir...que cromos!!

Cultos, muito cultos, estas criaturas.

Ah...ROTFOL, também.

Strawberry Fields disse...
10 de maio de 2010 às 17:46  

Santo de pau carunchoso??????

João disse...
10 de maio de 2010 às 20:03  

Distinto:

quem é que ficou mais chocado com as minhas palavras, tu ou a Ana?
A princípio declaravas-te antixutos, porque a prata da casa assim o era. E, de repente, começaste a falar com uma patetinha inofensível e, como que por magia, viras o bico ao prego?!? Deves saber que faz falta quem fica, não quem vai. Eu fico com a minha cultura; fica tu também com tua falta de personalidade tão oportuna. A voz da dona falou mais alto, foi ;)

Cumprimentos.

Anónimo disse...
10 de maio de 2010 às 22:39  

Rendam-se à evidência, meus caros. Este blog vai acabar e os Xutos vão continuar a rodar! Essa é que é essa. Só o público os pode tirar do palco, e esse quer vê-los a cada ano que passa.

João disse...
10 de maio de 2010 às 23:33  

Anónimo:

todos nós queremos que os xutos continuem a rodar, mesmo que em cadeira de rodas. Afinal, falaríamos mal de que outra banda e de que outros fãs?

Princess Sophie disse...
11 de maio de 2010 às 00:31  

Boa noite coliseu........... Ok eu não devia postar isto aki, mas como o tasco anda tão tristinho, e mortiço vamos lá rir um bocadinho, cá vai : www.youtube.com - Orá oh vida Marvada ...... vá cumprimentos da vossa princezinha

Princess Sophie disse...
11 de maio de 2010 às 00:55  

A unica coisa que os ilustres escreveram certa até hoje foi " Eu diria que são dos músicos mais sortudos que conheço, porque eles nem sequer são bons músicos, O JOÃO CABELEIRA É UMA EXEPÇÃO, no entanto conseguiram. Muitas vezes ouvimos bandas/artistas a queixar-se que se fossem americanos/ingleses teriam muito sucesso... até pode ser verdade, mas eu arrisco-me a dizer que no caso dos Xutos isso seria uma grande mentira, há mais de 30 anos que já se faz rock lá fora, e os Xutos na altura do seu inicio não trariam nem novidade nem qualidade ao que já se fazia. É como diz o ditado "Em terra de cegos, quem tem olho é rei".
SÓ A PARTE DO jOÃO CABELEIRA COMCORDO, COM O RESTO DISCORDO.
São opiniões, e esta é a minha, já estou como a Ana passem o pano e limpem o pó Anti-xutos Pronto.
tenho dito

Anónimo disse...
11 de maio de 2010 às 14:58  

Os xutos, com a gordura que cada elemento vai acumulando, não vão continuar a rodar mas sim começar a rolar (ou rebolar, se os fãs assim o preferirem).

Distinto Anónimo disse...
11 de maio de 2010 às 18:55  

Camarada João,

Aqui não há cachorrinho, nem doce, nem mousse de chocolate que me tirem a lucidez e educação.

Conselho do dia: melhora a linguagem e levar-te-ão a sério.

"patetinha inofensível" é giro, mesmo que se retire a ofensa, ofende na mesma...

Strawberry Fields disse...
11 de maio de 2010 às 20:09  

Ainda agora aprendeu a sentar e dar a pata...
Pode ser que lhe ensinem o truque de se fazer de morto.

Ana disse...
11 de maio de 2010 às 20:23  

Haverá verme mais piedoso do que aquele que, para mendigar alguma atenção no, agora, seu tasco escreve o mesmo usando vários nicknames? Pior, será porventura que essa “coisa inominada” não consiga ter inteligência de levar ao rumo o propósito do tasco? Ou ainda, o que levará uma aberração mental a limitar-se a apontar defeitos a quem não está de acordo com aquilo que a sua “titica de galinha” lhe dita? Sabe João, é triste que seja uma pessoa mal formada, invejosa, egoísta, que tenta alcançar por esta via a fama que as suas junções de palavras (que considera poemas, esta dava para anedota) não lhe dão!

Enfim, tudo o que possa escrever, actualmente, são como meras cócegas. Consigo, neste enredo todo, aprendi uma coisa, o que vem de baixo (ou de si, como quiser) não me afecta. Tenho pena de si. Um conselho: Procure um psicólogo!

Distinto Anónimo disse...
11 de maio de 2010 às 20:29  

"Strawberry Fields disse"...(nada!)

Agora falta o comentário do Joãozinho...a ver vamos se elabora mais a resposta.

Zeza disse...
11 de maio de 2010 às 20:51  

Há muito tempo que não me ria no blog mas, de facto, tenho de confessar que vocês são todos muito engraçados.
O que vale é que isto é tudo boa gente!

Strawberry Fields disse...
11 de maio de 2010 às 21:18  

Não, ainda não aprendeu mais nenhuma habilidade. Foi mais uma zerada.

E a dama ofendida também é um bom exemplo de educação, é pois! Isto para além do facto de não conseguir aprender, por muito que lhe chamem a atenção (e já foram várias as pessoas que o fizeram neste blog). Quando não dá erros ortográficos dá erros de concordância.

Belos exemplares!

João disse...
12 de maio de 2010 às 02:28  

Distinto Anónimo disse...

Agora falta o comentário do Joãozinho...a ver vamos se elabora mais a resposta.


A resposta já foi dada por mim, Distinto. Basta ver o comentário da dona. Para quê sujar as patas quando há sempre alguém desejoso de o fazer por nós? Nada melhor que ver meninas a brincar aos adultos.
Eu sabia que havia coisas que faziam as pessoas exaltarem-se, disfarçando má semântica com palavras de 8 tostões, e depois ainda com a distinta lata de apontar os erros dos outros. Faz lembrar a tal história do 5 que nunca há-de ser 10: já que eu sou miserável e sofrível, deixa-me disfarçar apontando o dedo ao próximo. Nunca pensei é que uma dessas coisas fosse um assunto tão digno de pouca nota como uma banda de baile. Poderia ter sido por o Benfica se ter sagrado campeão. Poderia ter sido pela silly season que se aproxima, assim como poderia ter sido por um qualquer motivo de igual importância, que é RIGOROSAMENTE NENHUMA. Agora... uma bandazeca de mi fá, mi fá, mi fá? Gente pequena, mentalidade curta. Eu prometi que nem sequer responderia, não está na minha natureza fazer dick swinging competitions, e muito menos com concorrentes tão mal preparados, por isso fica por aqui. É a forma prefeita de acabar uma coisa que nunca deveria ter... perdão, que nunca DEVERIAS ter começado. Se não te sentes bem com as palavras que aqui se utilizam, podes sempre começar a visitar o blog da eucaristia dominical, Distinto. Se gostas de virar o bico ao prego, é lá contigo, não tenho nada a ver com isso, se bem que tenho o direito de achar que a tua personalidade é, como se diz na ópera bufa, "mobile". E se não tivermos personalidade, teremos o quê?!? És livre de comentar o que quiseres, da forma que quiseres, e com quem quiseres. Mas tenta não parecer tão óbvio. E, já agora, escolhe melhores pares. Já vi tanta estrela infantil fazer um filme ou dois e depois desaparecer na obscuridade... com certeza não será diferente desta vez. ;)

Rosa Púrpura do Cairo disse...
12 de maio de 2010 às 11:30  

Impressiona-me a incapacidade de certas pessoas em aceitar opiniões contrárias às suas e, muito principalmente, que se sintam lesadas quando lêem determinados comentários num blog que, pela sua própria denominação, sabem ser contra o que advogam.

Mais me impressiona quem muda de opinião ao sabor do vento ou, neste caso concreto, quem se tenta armar em cavaleiro andante de uma causa perdida à partida. É deprimente constatar que alguém, numa visível ânsia de agradar, subverta posições anteriormente tomadas tentando de um momento para o outro transmitir a imagem romântica (qual D. Quixote - embora sem cavalo ou Sancho Pança) de defesa de uma dama que reclama ofensas mas não hesita em usar uma linguagem desprezível para qualificar quem a contesta.

Pelo que me apercebo da leitura de variadíssimos comentários anteriores, a “menina” nunca aceitou chamadas de atenção a nenhum nível, manifestando sempre uma enorme arrogância (que só posso apelidar de infantil). Falta-lhe, notoriamente, a humildade suficiente para reconhecer que, na vida, a aprendizagem deverá ser um factor constante.

Quanto ao “menino”, com todo o direito que lhe assiste de poder mudar de opinião, deveria ter em consideração que, se tem memória curta, já a dos outros que fazem parte da equipa que abandonou é bem mais sólida. Como alguém já aqui referiu anteriormente anda a fazer uma triste figura de “cachorrinho amestrado”, a qual não lhe fica bem.

Strawberry Fields disse...
12 de maio de 2010 às 12:14  

Respostas previsíveis:

Ana: Miaaauuu!

Distinto Anónimo: Béu-béu!

Pajó disse...
12 de maio de 2010 às 14:44  

Caros,

Não querendo fazer disto um ringue tenho notado uma maior "pessoalização" do argumento que muitas das vezes caminha num cinzento a roçar o preto.

Claro que muito do sumo dos comentários que aqui se tem reproduzido redundam no confronto directo de argumentos em defesa e ataque da sua dama (Xutos, Ana, etc) mas quando se passa para a acusação gratuita , fundamentada ou não, devemos tentar ficar on topic e discutir o que está em causa no post.

Eu sei que vai ser complicado acatar esta sugestão mas acreditem que é o melhor para o blog.

Anónimo disse...
12 de maio de 2010 às 15:04  

Quando tocam nos teus armas-te logo em policia. Tem vergonha que ainda há muito para dizer e se não queres ouvir tapa os ouvidos.
XUTOS SEMPRE.

João disse...
12 de maio de 2010 às 19:48  

Enfim, enquanto a mediocridade abundar por aqui, nunca se conseguirá discutir um post, constructiva ou destructivamente. É giro que para insultar ou empobrecer estão presentes. Assim estivessem presentes quando são confrontados com factos (sei lá, de os xutos serem pobres musical e tecnicamente, de não terem aspirações ou originalidade alguma, de serem a mesma fórmula repetida há já 30 anos, etc...). Mas já é assim desde o princípio: quando não encontram forma de negar a verdade e porque dar o braço a torcer é só comum em gente civilizada e educada, partem para a ignorância e maus modos, como se do seu clube de futebol se tratasse. Pobrezinhos. Mais dos fãs dos Xutos que dos próprios Xutos.

Zeza disse...
12 de maio de 2010 às 20:59  

Exactamente.
É típico de certas pessoas: entre refutar argumentos usando alguma coerência ou partir para a agressão verbal, preferem optar pela segunda hipótese.
Este facto aplica-se na perfeição ao blog, pois perante comentários concisos e plenos de objectividade sobre a debilidade musical dos xutos o que se observa é uma série de ofensas gratuitas ou, se for um dia de sorte, algumas respostas vagas compostas das frases feitas do costume, como por exemplo "os xutos são os maiores" e "se já cá andam há 30 anos é porque são muito bons".
Perdi já a esperança de ler um comentário que me surpreenda pela positiva por parte dos fãs, cuja pobreza de espírito há muitos meses aqui se espelha.
Contentam-se com pouco, alegram-se com a mediocridade da sua banda favorita e festejam cada notícia sobre os xutos como se lhes tivesse saído a sorte grande.
Enfim... são os fãs que os xutos conseguiram arranjar, estão bem uns para os outros.

Ana disse...
13 de maio de 2010 às 11:40  

Pajó,

Desculpe-me se o meu primeiro comentário passou completamente ao lado do tópico!

Mas ainda faço melhor, já que andamos em maré de "papas", peço desculpa pelos teus colaboradores, que, como não conseguiram comentar o texto que angariaste na net, partiram para comentários básicos.

Mas, como isso já não me surpreende, faço um arranjo a ultima publicação da Zeza: "Perdi a esperança de ler um comentário que me surpreenda pela positiva" aqui neste blog, "cuja pobreza de espírito há muitos meses aqui se espelha."

Pajó disse...
13 de maio de 2010 às 12:01  

Uhh...feisty

Revela mais do que queres admitir.

Tilu disse...
13 de maio de 2010 às 21:58  

Naaaaaaaaaaaah! É psicológico!!!

On topic: o tal merdabot nem pára aqui pelo blog e no entanto tem visão. Vejamos:

"Xutos e Pontapés, não percebo o sucesso desta banda..."

"(...) hoje em dia, com um panorama musical muito mais rico, não consigo encontrar explicações para que estes continuem a ter sucesso..."

"(...)porque con tanta variedade dentro desse género que é o Pop-Rock-Soft-Apunkalhado que eles fazem não faltam bandas de maior qualidade pelas quais optar. Por isso ainda fico mais espantado com a malta mais jovem que "adora" Xutos(...)"

"(...) toda a era tem um fim, mas eles continuam inexplicavelmente por cá. Cada disco novo de Xutos que é lançado é pior que o anterior e os singles então... no entanto continuam a ser uma das bandas mais caras, se não a mais cara, e continuam a encher concertos pelo pais fora. Na verdade eles continuam a valer-se dos exitos antigos, que são as músicas que toda a gente sabe e toda a genter quer, para sobreviver..."

"Eu diria que são dos músicos mais sortudos que conheço, porque eles nem sequer são bons músicos(...)"


Só a parte do "sobreviver" é elucidativa, embora pouco dê que pensar: são maus e valem-se de fãs básicos e facilmente contentáveis para ganhar o pão. O padeiro ainda é útil, faz pão para vender e matar a fome. Já os Xutos...

Strawberry Fields disse...
13 de maio de 2010 às 22:07  

"são maus e valem-se de fãs básicos e facilmente contentáveis..."

Impressão tua... LOLOLOLOL

Princess Sophie disse...
15 de maio de 2010 às 00:46  

A Zeza disse...
Há muito tempo que não me ria no blog mas, de facto, tenho de confessar que vocês são todos muito engraçados.
O que vale é que isto é tudo boa gente!Pois é as princezas já têm saudadinhas de postar aqui alguma coisa, com ou sem erros ortográficos, mas o certo era que havia mais post aqui no tasco e os nossos brindes e noitadas eram muito bons, saudades de velhos tempos e de velhas conversas, falando bem e mal dos xutos o certo era que este blog me preporcionou boms momentos.
eu nem devia dizer isto mas até tenho saudades dos ilustres me corrigirem os erros de escrita.
cumprimentos da vossa princeza.

Zeza disse...
15 de maio de 2010 às 13:33  

Ora bem, com ou sem consentimento do Pajó, arrisco-me a fazer aqui um brinde em memória dos velhos tempos - a bebida hoje é sangria que com este lindo sol bem apetece.

P.S. - Cobu, estejas onde estiveres também estás convidado.

Ana disse...
15 de maio de 2010 às 20:36  

SAÚDE!

Anónimo disse...
16 de maio de 2010 às 19:26  

PORTO, PORTO, PORTO
PORTO, PORTO, PORTO
E VIVA PORTO E VIVA XUTOOOOOOOOOOOS
OS MELHORES DO FUTEBOL E OS MELHORES DA MUSICA.

Anónimo disse...
19 de maio de 2010 às 15:30  

Ridículo.

Anónimo disse...
2 de janeiro de 2011 às 23:15  

De onde é que saiu este cromo que diz que há 25 anos não havia grande oferta de música?
Estes artolas para falar mal gratuitamente de uma banda que faz parte do imaginário(goste-se ou não)nacional,acaba por cair no ridículo...e olhem que eu até acho que há 25 anos as bandas eram muitas e bem melhores que as de hoje!