"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

terça-feira, 9 de março de 2010

O Arrastão


Agora que sensivelmente um ano passou do lançamento do último álbum dos Xutos olhamos para trás e reconhecemos o nada que este contribuiu para a música portuguesa. As rádios varreram os seus grandiosos 2/3 (?) singles, nenhum clássico ficou no tímpano.

As novelas rodam, disfarçadamente, antigas glórias de tempos antigos que apenas para a nostalgia ficaram. O fã xutista lá tem de soprar o pó das suas relíquias que teimam em continuar em cima da parafernália de pisa-papeis que, após a reacção infantil ao novo brinquedo, caem no esquecimento que as banalidades invariavelmente merecem.

Se no campo das artes estamos conversados, que dizer de nova presença no Rock in Rio? Poderemos esperar algo mais do que se passou em 2008 ou 2006? As respostas tem tanto de óbvio como de revelador da redundância cíclica que um bando de cinquentões se sujeita em busca de nova gamela dando lustro a um ideal punk que definhou num arrastão comercial permitido e enjeitado por uma comunidade de fãs com o gosto e apreciação crítica de um morcego.

Haja esperança que a morcegagem saia da caverna.

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

6 comentários:

José Pedro José Pedro Amaro dos Santos Reis disse...
10 de março de 2010 às 22:44  

Caro bloguista...

Voce tem uma doença muito grave... Chama-se dor de cotovelo...

Aconselho a tratar-se...

Ao que me parece não é o unico a sofrer desta doença...

Mas prontos... todos temos direito de expressar a nossa opinião... e ca estou eu a dar a minha sincera opinião... o que é deste povo portugues que deita abaixo o que é portugues? Eu não sei mas sempre ouvi dizer "Quem não gosta não come!" agora relacionando esta expreção com o intuito deste miseravel blog "Quem não gosta não ouve!". Mas prontos... ca estamos... Espero bem que a sua banda de eleição seja portuguesa... Como para muitos são os Xutos e Pontapés a banda predileta!

As melhoras para a sua doença!

Pajó disse...
10 de março de 2010 às 23:40  

Acho caricato como reciclam o argumento lusitano para justificar a mediocridade, acho mesmo.

Já tive oportunidade para explorar o como esse argumento não preenche o vazio artístico que os Xutos tem sido nos últimos 25 anos.

O ser português não, repito não, eleva em nada um trabalho banal sem qualquer tipo ou espécie de qualidade.

O ser português deve ser merecido não deve ser herdado, deve representar a elevação à excelência e não um ultimo recurso para justificar o injustificável.

Quer falar de doenças José, tome algum tempo para olhar para dentro e pense na forma como fãs, como o senhor, deveriam ser os primeiros a exigir mais da sua banda favorita e não aceitar tudo o que aparece contextualizando-o naquilo que já foram.

Carlos Guilherme Custódio Nascimento disse...
13 de março de 2010 às 12:37  

Aconselho vivamente a que os que sustentam este MERDA de blog para ouvir a faixa numero 11 do álbum Compacto 88.

Não interessa o que voce diz da banda... voce devia era ter vergonha por difamar o nome da banda e ainda por cima insultar os fans...

mas prontos...

agoro pergunto seriamente... fazem um blog anti-xutos... ja pensou em fzr um blog anti-dzrt ou outras bandas que degrtadam o contexto musical portugues!?

João disse...
13 de março de 2010 às 22:18  

O "mas prontos" indica que a personagem de cima é a mesma que iniciou a thread, mas prontos.... Bipolaridade extensa, com certeza.

Distinto Anónimo disse...
14 de março de 2010 às 09:02  

Os fãs são sempre ridículos! Sempre..
Sejam dos Dzrt, sejam dos Xutos, sejam do Carreira...sejam de clubes de futebol...Qualquer coisinha que façam é do melhor! Expressam sempre o que de mais básico existe no ser humano!
Em Portugal exagera-se no dobro pelo pouco critério de qualidade...
Serão assim até sempre..."quem nasceu para 15 nunca chegará a 20".

Ana disse...
19 de março de 2010 às 00:02  

"O ser português deve ser merecido não deve ser herdado, deve representar a elevação à excelência e não um ultimo recurso para justificar o injustificável."
Subscrevo (somente este paragrafo).

Lamento que usem o nome do Ze Pedro e do Gui... Mas enfim, não se pode ter tudo...

Ps: Passem a limpar o pó! PRONTO