"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Voar baixinho

Deve ser inédito no mundo da música alguma vez uma banda ter como plug in inicial na sua página web um anúncio não institucional de uma ridícula mota. Os factos estão à vista e quem não se apercebeu disso até agora não vai ser com mais um texto sobre o assunto que vai mudar de ideias. Até porque os estimados fãs já nos habituaram a racionalizações porque sim que muito nos divertem.

O que sim gostaria de denunciar é o absoluto desligamento da banda às formas de comunicação directa com os seus fãs. Não falo durante a promoção de um qualquer cd de coisas fofas ou as afamadas tournées que redundam invariavelmente numa espécie de ritual pagão de bajulação da mediocridade que expõem uma estranha realidade de apego excessivo dos portugueses a fórmulas cujo resultado matemático é invariavelmente igual a indeterminação, banalidade e um gritante conservadorismo musical que não cria, não contribui, não abre horizontes. Nestas alturas chovem press releases, fabricações de polémicas que são prontamente desvalorizadas e cobertura mediática fiel à garantia de que uma boa quantidade de gente vestida de preto de braços cruzados irá ver, ler ou ouvir.

E quando os holofotes se apagam e os microfones se afastam? O ocaso. Vejam com os próprios olhos encerramento em catadupa de blogs e páginas controladas pela máquina publicitária Xutista. As redes sociais são um deserto povoado por camelos à espera de uma mensagem, um vislumbre de uma oportunidade de contactar directamente com os seus ídolos. O entusiasmo depressa se desvanece com os meses de espera por uma demonstração de carinho e agradecimento. O longinquo oásis não passa de uma miragem. Não conseguem esconder a desilusão da realidade de que os Xutos se estão a cagar para tudo aquilo que não tenha pasta ou câmara de filmar a registar o momento potenciador de mais pasta.

É este o mundo de um fã de Xutos, só e triste à espera de um amor não correspondido.


RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

28 comentários:

João disse...
12 de fevereiro de 2010 às 11:07  

É platónico, aliás, o mundinho de um fã de xutos. À medida que a mediocridade xutista se espalha, qual vírus do ébola de menor (mas ainda assim constante) gestação, mais parolos e carneiros ficam infectados por uma alegria típica de quem nunca teve nada, ou de quem nunca deu um passo wem frente para ter melhor, claro está, por opção própria. Para quê tentar entender um "Clockwork Orange" ou um "Bladerunner" quando um "Avatar" enche mais o olho? Para quê tentar perceber um "Fausto" ou um "O Processo" quando um "O Código Da Vinci" chega para se gritar "Eu sou dfaqueles que lêem!"? Com os xutos é igual: para que tentar perceber Madredeus, ou Heróis do Mar, ou António Variações, ou Tédio Boys, ou M'as Foice, ou seja lá qual for o outro artista maior, quando os xutos providenciam um chocolate marca mini-preço a umas quantas bocas que não conhecem e, por conseguinte, não estão habituadas a um Barahona?

Filipe Santos disse...
12 de fevereiro de 2010 às 14:57  

Tu tens mesmo a mania que és chico esperto mas quando souberes já nós fechamos este blog que só serve para tu falares sozinho. E não te cansas de falar mal dos Xutos e de dos fãs mas já toda a gente viu que tirando aí os teus amiguinhos do costume ninguém fala mal deles e sabes porquê? Porque as pessoas gostam dos Xutos e da musica dos Xutos, podes roer-te todo que é a verdade.
E eu já te disse que tu não sabes com quem estas a falar e se pensas que assustas os fãs por dizeres aí uns nomes ao calha estás muito enganado. Tu não sabes mas eu se calhar leio muito mais do que tu e por isso podes dizer o que quiseres que com manientos como tu posso eu bem.

Pajó disse...
12 de fevereiro de 2010 às 15:00  

Filipinho, para além do rol de juízos de valor e adjectivações gratuitas, a sua contribuição para contradizer o que está no post é 0.

Rosa Púrpura do Cairo disse...
12 de fevereiro de 2010 às 15:16  

Padecendo de uma psicopatia constante, os fãs de xutos e pontapés desfrutam da ilusão comum a todos os idólatras. Descuidam todo e qualquer aspecto nocivo que daí possa advir e nem tentam racionalizar os seus delírios e a perversão das suas atitudes. Carentes de algo de proficiente nas suas vidas, dedicam-se à adoração platónica da banda, não tendo em consideração a fraca qualidade da mesma. Estabelecem psicologicamente vínculos inexistentes com um dos elementos dos XP (por vezes, com todos) e preferem camuflar-se na ficção em vez de assentar os pés no mundo real.
Com carácter obsessivo, cultivam o (mau) gosto pela banda de forma tão arrebatadora como o fariam com a maior paixão carnal da sua vida. Por natureza desajustados da realidade e com um deficiente espírito analítico, perdem-se no vislumbre de qualquer imagem que os possa fazer sentir parte do grupo a que se dizem afectos, rejubilando quando encontram outro(s) doente(s) com a mesma patologia.

Os Xutos e Pontapés, por seu lado, tiram proveito de tamanha ingenuidade, com manifesta e frequente anodinia pelos que incansavelmente os apoiam. Cientes de que nas imberbes tentativas de criar algo de razoável a nível musical não são bem sucedidos devido à sua fraca competência técnica, atiram-se ao fácil mercantilismo, jogando mão de tudo o que lhes possa dar umas coroas, impingindo aos fãs um qualquer produto XP mesmo que esse nada tenha a ver com música.
Os que preferem fazer a apologia do culto do ridículo a usar a pouca massa cinzenta que lhes foi destinada, aderem à compra de tais produtos com gritante desconexão, mesmo que no momento seguinte verifiquem que adquiriram uma mão cheia de nada. Porém, continuam ilusoriamente felizes revelando a total falta de exigência que caracteriza o rebanho de seguidores xutistas.
E assim vão os XP vendendo os seus artigos ao invés de se dedicarem ao que supostamente seria o seu papel, recheando a conta bancária a troco do logro a que os fãs se permitem.

Filipe Santos disse...
12 de fevereiro de 2010 às 16:14  

Pajo, a minha contribuição é igual a dos teus amiguinhos. Se eles podem falar mal dos xutos e dos fãs eu posso falar mal deles. Deviam era ir ver um concerto antes de vir escrever para aqui.

Rosa, tu tambem devias ir ver um concerto para veres como é que é e pode ser que depois aprendas alguma coisa e passes a escrever qualquer coisa de jeito sem ser essas lengalengas da treta.

Filipe Santos disse...
12 de fevereiro de 2010 às 16:52  

Vão mas é para o carnaval palhaços.

anosa disse...
12 de fevereiro de 2010 às 16:59  

Para que se a classe já está tão representada por ti Filipe

Distinto Anónimo disse...
12 de fevereiro de 2010 às 21:28  

Eu sei, nós sabemos que eles sabem e eles sabem-na toda!

Partindo do pressuposto de que aquilo que os xutos fazem é música, e tentando interpretar aquilo que eles fazem como rock (porque mete bateria, guitarras e um pig a grunhir), e mesmo que o encaremos como "rock cagativo" podemos interpretar o seu mercantilismo, em linguagem simples, como uma puta a assaltar o cliente depois de este lhe ter pago...

Os xutos não são burros, parecem é certo, mas sabem bem enrolar o parolo que se veste como eles, impingindo-lhes, além da porcaria de música que fazem, os reles e repetitivos concertos por este país fora - pagos ainda por cima, e os objectos promocionai$ e campanha$...pilim

Qual Igreja Universal...

De resto os xutos não dizem nada, não sabem nada de música, não querem aprender, não evoluiram e o Tim canta mal de caral***...acho brega!

Barcelos disse...
13 de fevereiro de 2010 às 19:31  

Burro és tu parolo. Vai para a igreja universal.

Tilu disse...
13 de fevereiro de 2010 às 20:19  

Este e o Filipe são, juntos, pior que a Natália de Andrade. Que, aliás, deveria ser a vocalista de xutos, note-se.

Distinto Anónimo disse...
13 de fevereiro de 2010 às 20:50  

Barcelos, Burrelos, Barcelos,
e se fosses comer uns jaquinzinhos fritos com cabeça?
Pode ser que te dêem alguma inteligência.
No fim toma um chá, estás a precisar.

Zeza disse...
13 de fevereiro de 2010 às 21:26  

Tilu, não podias ficar calado, tinhas que dar ideias...

Já estou mesmo a ver que o próximo album dos xutos se chamará "O nosso amor é verde".

O Tim, a interpretar este tema, deve ser um espectáculo imperdível!

Filipe Santos disse...
17 de fevereiro de 2010 às 11:21  

Verdes vão ficar vocês e já não demora, que esta porcaria vai acabar mais cedo do que vocês esperam.

Zeza disse...
17 de fevereiro de 2010 às 14:14  

O quê???!!!???
Os xutos vão finalmente acabar?
Boaaaaaaa!!!!!!!

Filipe Santos disse...
17 de fevereiro de 2010 às 16:01  

O que vai acabar é este blog de merda sua parva. Espera que já ves onde é que tu e os teus amiguinhos vão acabar.

João disse...
17 de fevereiro de 2010 às 23:34  

Desde que não acabemos na mesma pocilga que você, tranquilo...

Princess Sophie disse...
17 de fevereiro de 2010 às 23:44  

Para ti Filipe santos: Se tivéssemos noção de quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, o mais provável seria pensarmos duas vezes antes de falar, e daríamos, com certeza, maior valor ao silêncio."
Isto tudo em relação em teres chamado parva á Zeza.....
Embora eu seja Fã do Xutos, não achei por bem lhe teres chamado de parva.

Zeza disse...
18 de fevereiro de 2010 às 10:09  

Sofia, relax...
Vozes de burro não chegam ao céu.

Filipe Santos disse...
18 de fevereiro de 2010 às 16:26  

Sofia e tu achas bem quando eles chamam burro e porco e urso e o que eles me têm chamado e eu não posso chamar parva? Achas? É igual para igual.

Strawberry Fields disse...
18 de fevereiro de 2010 às 21:24  

Oh mãe, aquele moço bateu-me...

João disse...
19 de fevereiro de 2010 às 11:54  

Filipe, citando Jack, o Estripador:

"Vamos por partes!"

Ninguém lhe chamou burro, urso ou porco, apenas se disse que você tem o comportamento dessa trindade em simultâneo, senão vejamos:

fala do que não sabe, logo age como um burro; é agressivo nos comentários, logo age como um urso; e insulta os outros e utiliza palavrões por dá cá aquela palha, logo age como o porco.

E, claro, age como os três em simultâneo quando fala de tudo e mais alguma coisa, menos dos xutos. Isso já é outro sintoma:

não ter argumentos.

Cumprimentos.

Filipe Santos disse...
19 de fevereiro de 2010 às 14:23  

João,
"Vamos por partes!"
Só voce já me chamou esses insultos todos e outros, e os seus amiguinhos igual.

fala do que não sabe, logo age como um burro; é agressivo nos comentários, logo age como um urso; e insulta os outros e utiliza palavrões por dá cá aquela palha, logo age como o porco.

É isso que você faz quando uma pessoa não diz o que você quer.
E agora quem é pior?
E argumentos voces é que não têm porque só sabem falar mal e não dão argumentos nenhuns. Vocês embirraram com os Xutos e querem que toda a gente embirre mas não vão ter sorte nenhuma porque os Xutos e os fãs não querem saber da vossa opinião para nada.

Zeza disse...
19 de fevereiro de 2010 às 21:06  

"E argumentos voces é que não têm porque só sabem falar mal e não dão argumentos nenhuns."

Filipe, sabe o significado do termo "argumento"? Não lho vou explicar propositadamente, para que o Filipe consulte um dicionário e fique finalmente elucidado.


"Vocês embirraram com os Xutos..."

Não é embirração - é simplesmente pura constatação da falta de qualidade que esta banda proporciona.

Tilu disse...
20 de fevereiro de 2010 às 02:11  

"E argumentos voces é que não têm porque só sabem falar mal e não dão argumentos nenhuns."

Isto é o jogo do empurra, bem ao género de qualquer político teimoso e com poucos dotes oratórios: vocês é que são, e eu não.

Filipe: eu adoro imensas bandas que são TECNICAMENTE HORRÍVEIS, QUE NÃO TÊM QUALIDADE ALGUMA E QUE ENOJAM MUITA GENTE. Não é por eu gostar delas, porém, que vão ser melhores, e é nisso que você falha: não consegue admitir que os xutos são uma tremenda MERDA, mas que isso pouco importa, pois o que interessa é que você gosta deles. Falha nisso e na falta de argumentos, claro, pois quando lhe expomos A VERDADE acerca da primariedade e irrelevância dos xutos, você não arranja factos argumentativos e, assim, prefere acusar-me e outros mais de falta de argumentos, QUANDO SOMOS NÓS QUE OS APRESENTAMOS! Sabe que lhe digo? Hoje, a caminho do trabalho, ia a ouvir um apanhado de Ena Pá 200 e seus milhentos side projects e constatei, sem surpresa alguma, que qualquer músico de qualquer projecto associado ao Manuel João e companhia toca muito melhor e é muito mais técnico que qualquer xuto DE LONGE! O que é curioso, pois o que eu estou a dizer é que uma banda como os Ena Pá 2000 ganham aos xutos em termos de qualidade quando, na verdade, não subsistem da música para comer, fazendo aliás álbum atrás de álbum com o puro intuito de gozar com tudo e todos. Na verdade, qualquer músico dos Ena Pá é profissional (lê por pautas, tem escola no conservatório, etc...)... ao contrário dos xutos, o que se vê na qualidade musical que nos apresentam. Até nas letras os Ena Pá se distanciam a milhas, pois embora muitas letras tenham que são patéticas (volto a referir que o são porque eles assim o querem), muitas outras h+a que denunciam a situação que vai neste país... sem terem que falar em engenheiros, em eiras, em beiras, etc...

Anónimo disse...
21 de fevereiro de 2010 às 23:03  

BURROS

Filipe Santos disse...
25 de fevereiro de 2010 às 21:14  

Agora é que disseste bem:
Filipe: eu adoro imensas bandas que são TECNICAMENTE HORRÍVEIS, QUE NÃO TÊM QUALIDADE ALGUMA E QUE ENOJAM MUITA GENTE.

HEHEHE isso já toda a gente tinha visto e é por isos que não gostas dos Xutos.

João disse...
25 de fevereiro de 2010 às 21:57  

Caro Filipe:

eu não gosto de xutos porque nunca me misturei com porcos. Neste ponto estamos falados.
Depois, gosto de bandas que nem sequer sabem tocar e que posso mencionar (será chinês para si, mas será só mais um coisa que você não conhece nem sequer compreende): Boredoms. Sex Pistols. Exploited. Gerogereegegege. Sabe sequer o que é música experimental ou de vanguarda? Percebe agora porque é que lhe chamo ignorante? Porque você é. Nada pessoal, apenas factos.

Princess Sophie disse...
26 de fevereiro de 2010 às 11:40  

O João disse: (Sex Pistols. Exploited.) falta os joy division migo, mas sim falas-te muito bem...