"Ainda acha que a crítica musical em Portugal é uma merda?Sim. Será por isso que a crítica é tão unânime em relação aos Xutos? N tem outra hipótese." ZéPedro

quinta-feira, 24 de junho de 2010

carvalho silva xutos1 Carvalho da Silva diz que música dos Xutos é que é




<< Em Abril do ano passado, o novo disco dos Xutos & Pontapés conseguiu a proeza de agitar o governo e deixou José Sócrates à beira de um ataque de nervos, a poucos meses de eleições legislativas. Mas a música "Sem eira nem beira", cuja letra apelava ao "senhor engenheiro" "um pouco de atenção", não teve sequer tempo de se transformar em manifesto político. A banda apressou-se a declarar publicamente a sua simpatia pelo primeiro-ministro e garantiu que nunca quis fazer "um ataque político". Faltarão razões para protestar? Numa altura em que Portugal atravessa uma das crises mais graves da sua história, os músicos que entoaram a Revolução de Abril acreditam existir todas as condições sociais e políticas para que a canção volte a ser uma arma. Mas para isso, avisa José Mário Branco, "é preciso que o movimento parta da rua". >>


in ww.ionline.pt


A música de revolta de pacotilha por encomenda para gerar uma polemicazinha, alimentar-la e pouco depois deixar-la cair continua na agenda dos media. Como podem os Xutos apregoar uma postura contra sistema que, ao mínimo de calor, "se apressa a declarar publicamente a sua simpatia pelo primeiro-ministro". Isto depois de um inesquecível episódio de acusação/insinuação de que a música estaria a ser varrida dar rádios por algo ou alguém que não quer que esta seja ouvida de maneira nenhuma. 


Para os xutistas, a teoria da conspiração parece mais verosímil que a notória falta de qualidade da dita cançoneta, mesmo depois da retracção pública dos Xutos eles continuam a ser Portugal, povo e anti-sistema. 


Ah valentes, são isso tudo e um pouco mais ricos com esta adoração do vazio (perfeito) de conteúdo "apeneirado" por polémicas construídas e desconstruídas numa semana. Foi tipo um lusco fusco... 5-7 dias para a tinta verter e depois corta-se a barracada com um "Ah e tal não tem nada a ver o facto de termos escolhido o termo Sr. Engenheiro por causa do Primeiro Ministro com o senhor Primeiro Ministro".


Como diria o próprio Sócrates nos seus bisemanais show offs na AR:


- Ridículo sr. Deputado... 

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

9 comentários:

Anónimo disse...
15 de agosto de 2010 às 00:54  

1 comentário

Anónimo disse...
15 de agosto de 2010 às 00:55  

2 comentários

Anónimo disse...
15 de agosto de 2010 às 00:56  

3 comentarios

Anónimo disse...
15 de agosto de 2010 às 00:56  

uma data de comentarios

Anónimo disse...
15 de agosto de 2010 às 02:32  

E já agora aqui deixo esta critica do último disco, traduzida do All Music Guide, a pedido de muitas familias:
" Os heróis da música local raramente têm muito a oferecer para o público internacional, mas, felizmente, este não é o caso com Xutos & Pontapés, as estrelas do rock do Portugal pós-ditadura. Na altura do seu álbum homônimo, Xutos & Pontapés têm uma carreira de mais de 25 anos, e assim uma revolução musical está fora de questão, mas ainda assim, este Disco é uma grande audiçao, independentemente da própria fluência em Português. Para começar, o grupo emprega um saxofonista tempo integral, que oferece mais uma prova de que subestimar o seu instrumento é uma das maiores falhas da evolução do Rock pós-Elvis . O sax e a proeminente condução das linhas de baixo das faixas mais rápidas têm uma "vibe" de Morfine - outro ponto a favor da banda. A semelhança parece ser não intencional, e, na maior parte, Xutos & Pontapés estão associados ao rock clássico, mas as canções pretensamente racionalizadas nunca perdem o groove. Existem muitas influências influências que vão de Hawkwind de Joe Satriani, 70, punk e até mesmo Hüsker Dü e Rush do início,se quiser maximizar influencias, mas geralmente, Xutos & Pontapés são uma daquelas bandas que você pode gastar muito tempo e nunca classificar. Uma possível solução para este mistério é a vibe fado - A melancolia tradicional é proeminente nas canções mais acústicas na segunda metade do álbum. Mas a resposta real é que a banda simplesmente tem suas próprias canções para gravar ( ou seja, à sua maneira), e usa o que vem a calhar. Os meios podem incluir rock alternativo, hard rock, blues, folk e local, mas o resultado é definitivamente Xutos & Pontapés, evale a pena ouvir". Nota da All Music Guide 4/5 (Acho que é exagerada a classificacação para este disco, devia ser mais um 3/5). Atenção, que não é preciso tradução para poerceber a classificação OK?

Mas acho que seria engraçado os senhores da AMG terem conhecimento deste "hate blog". Muito provavelmente catapultaria os dignissimos autores para um jornalismo musical de qualidade, ou até para o proprio AMG.

Anónimo disse...
15 de agosto de 2010 às 02:39  

http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=10:dvfixzy0ld6e

Anónimo disse...
17 de agosto de 2010 às 01:18  

Piu!

Anónimo disse...
24 de agosto de 2010 às 01:06  

"É pa, não queres traduzir para português? É que eu não percebo peva de inglês nem tenho que perceber. Por isso é que ouço música portuguesa, muito Xutos, tás a ver?"

Não há problema, o pessoal do All Music guide tem paciencia para tudo, podem traduzir tudo. E mesmo que não saibas ler, até fazem desenhos, tás a ver?

Anónimo disse...
24 de agosto de 2010 às 12:54  

Tou. Tou a ver que és parvo e não deves saber.